Taynná Nayara Barreiros Arrais

Dissertação

Educação científica na Amazônia: Articulando STEAM e ensino por investigação na trajetória docente

Orientador: Prof. Dr. Frederico da Silva Bicalho

 

Produto Educacional

Guia formativo: Entrelaçando STEAM e o ensino por investigação

 

 

Suzane Pereira Miranda Marques

Dissertação

Ação formativa interdisciplinar: aprendizagem baseada em projetos na abordagem de questões sociocientíficas na microrregião de São Félix do Xingu, Pará-Brasil

Orientadora: Profa. Dra. Milta Mariane da Mata Martins

 

Produto Educacional

Ação formativa interdisciplinar: Aprendizagem baseada em projetos na abordagem de questões sociocientíficas

 

 

Gláucia Nunes de Souza da Conceição

Dissertação

A formação continuada por meio de questões sociocientíficas amazônicas: Um circuito formativo dos professores de Ciências

Orientador: Prof. Dr. Erick Elisson Hosana Ribeiro

 

Produto Educacional

Ei maninho! Te liga nas questões sociocientíficas amazônicas: Guia formativo para novas práticas educativas em Ciências

 

 

Ronaldo dos Santos Leonel

Dissertação

Formação de professores(as) da Educação do Campo no contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de Ciências Naturais

Orientadora: Profa. Dra. Jacirene Vasconcelos de Albuquerque

 

Produto Educacional

Formação continuada com educadores/as do campo: Ensinando ciências da natureza a partir da aprendizagem baseada em problemas e tecnologias digitais

 

Marina Dêisedely Damasceno dos Santos Oliveira

Dissertação

Formação de professores no contexto amazônico: uma perspectiva colaborativa no ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual

Orientadora: Profa. Dra. Bianca Venturieri

Coorientador: Reginaldo de Oliveira Corrêa Junior

 

Produto Educacional

Ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual: Um guia formativo para professores da educação básica

 

 

Ana Cláudia da Cunha Miranda

Dissertação

A ludicidade e o ensino de ciências para alunos com baixa visão do ensino fundamental na Vila Maiauatá/PA: Um guia didático para o ensino de Astrobiologia na Amazônia

Orientadora: Profa. Dra. Luciana de Nazaré Farias

 

Produto Educacional

Guia didático inclusivo: Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Astrobiologia na Amazônia

 

 

Jamilly Souza de Azevedo

Dissertação

Ensino de Ciências por investigação na perspectiva do Novo Ensino Médio: Um novo olhar para a formação continuada de professores

Orientadora: Profa. Dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

 

Produto Educacional

Ciclo formativo: Ensino de ciências por investigação no ensino médio: Desenvolvendo saberes, transformando práticas

 

 

Amanda de Jesus Araújo Trindade Parente

Dissertação

Vivências e resistências amazônicas ribeirinhas: Formação de professores de ciências através de ciclos reflexivos colaborativos para compreensão dos saberes tradicionais

Orientadora: Profa. Dra. Inês Trevisan

Coorientador: David Junior de Souza Silva

 

Produto Educacional

Das águas e das florestas: Ciclos reflexivos colaborativos para professores de ciências no contexto amazônico ribeirinho

 

 

Andréia de Oliveira Castro

Dissertação

O ensino de Ecologia no contexto amazônico por meio do ensino por investigação: Uma proposta de processo formativo para professores de Ciências

Orientador: Prof. Dr. Klebson Daniel Sodré do Rosário

 

Produto Educacional

O ensino de Ecologia por investigação: Processo formativo para professores de ciências no contexto amazônico

 

 

Juliane Larissa Barbosa Santos

Dissertação

Sequência didática para o ensino de ciências: Minerais na Amazônia paraense

Orientador: Prof. Dr. José Fernando Pereira Leal

Coorientadora: Profa. Dra. Vania Lobo Santos

 

Produto Educacional

Sequência didática para o ensino de ciências: Minerais na Amazônia paraense

 

 

Rodrigo Almeida Pacheco

Dissertação

Processo formativo para professores(as) de Química na perspectiva da transposição didática na Amazônia paraense

Orientadora: Profa. Dra. Luely Oliveira da Silva

 

Produto Educacional

A docência na Amazônia Paraense: Um curso sobre a transposição didática na formação continuada do professor(a) de Química

 

 

Vandressa Caldas Amorim

Dissertação

Ilhas interdisciplinares de racionalidade como proposta para o ensino de ciências: Um processo formativo no contexto amazônico

Orientadora: Profa. Dra. Luely Oliveira da Silva

 

Produto Educacional

Ilhas na Amazônia paraense: Navegando pelos rios da interdisciplinaridade na formação docente

 

 

Ivana Thariny de Lima Leal

Dissertação

Oficinas educativas com modelos didáticos de miriti voltados às aprendizagens em Ecologia e temas ambientais

Orientadora: Profa. Dra. Priscyla Cristinny Santiago da Luz

 

Produto Educacional

Guia de oficinas educativas: Traçando passos para promover aprendizagens essenciais em Ecologia a partir de modelos didáticos de miriti 

 

 

Ana Paula Silva da Cunha Rocha

Dissertação

Práticas de agricultura e o ensino de química: Uma proposta freireana articulada a abordagem CTS

Orientadora: Profa. Dra. Lucicléia Pereira da Silva

 

Produto Educacional

Agricultura: Aqui tem química! Uma sequência didática para uma educação libertadora