O PPGEECA conta atualmente com 4 (quatro) macroprojetos, sendo três de pesquisa (P1, P2 e P3) e um de extensão (P4). Todo professor do PPGEECA possui um projeto individual vinculado e/ou a dois macroprojetos. Sendo renovado a cada 24 meses conforme Instrução Normativa Nº 003/2019 – PROPESP/UEPA, de 14 de fevereiro de 2019.

Macroprojeto P1 – Estudos sobre Educação Científica em Espaços Formais e Não Formais

Descrição: Este macroprojeto interage com as duas linhas de pesquisa do PPGEECA “Estratégias educativas para o ensino de Ciências Naturais na Amazônia” e “Formação de professores de Ciências e processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos amazônicos”. E objetiva estudar e desenvolver produtos e/ou processos que contribuam para a difusão e popularização de conhecimentos. Este projeto será realizado por meio de investigação científica nas escolas e de forma interdisciplinar, ou seja, articulando as áreas da Biologia, Física, Química, Astronomia, Pedagogia e Geociências. Como resultado pretende-se produzir e divulgar conhecimentos científicos, que busquem caracterizar as especificidades das práticas educativas nos espaços formais e não-formais, especialmente nos centros de ciências, museus, parques ambientais, dentre outros, bem como a elaborar a avaliação deste processo na formação de professores.

Docentes envolvidos: Profa. Dra. Sinaida Maria Vasconcelos (Responsável), Prof. Dr. Alcindo da Silva Martins Junior, Prof. Dr. José Fernando Pereira Leal, Profa. Dra. Priscyla Cristinny Santiago da Luz, Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza, Profa. Dra. Bianca Venturieri, Profa. Dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Profa. Dra. Inês Trevisan, Profa. Dra. Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, Profa. Dra. Luely Oliveira da Silva, Prof. Dr. Frederico da Silva Bicalho, Prof. Dr. Klebson Daniel Sodré do Rosário, Prof. Dr. Erick Elisson Hosana Ribeiro, Profa. Dra. Milta Mariane da Mata Martins, Prof. Dr. Diego Ramon Silva Machado, Profa. Dra. Lucicléia Pereira da Silva, Profa. Dra. Luciana de Nazaré Farias.

Projetos individuais: “Formação Continuada de Professores Visando Fomentar as Feiras de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” (Financiado pelo programa Campus avançado da UEPA).


Macroprojeto P2 – Estudos e Desenvolvimento de Produtos e/ou Processo sobre Ensino de Física, Química e Biologia na Educação Básica

Descrição: Este projeto coletivo interage com a linha de pesquisa “Estratégias educativas para o ensino de Ciências Naturais na Amazônia”. Serão desenvolvidos produtos educativos e estudos baseados em atividades de pesquisa em conjunto com professores da área da química, física, biologia e pedagogia. Além de estudar, propor, aplicar, avaliar, validar alternativas potencialmente inovadoras para o processo de ensino e aprendizado em Ciências na Educação Básica. Essa proposta está baseada na influência dos fatores cognitivos, afetivos, motivacionais, entre outros, que fazem parte dos processos de ensino-aprendizagem. E será desenvolvida por meio das tecnologias e materiais didáticos como ferramentas e/ou recursos de ação no ensino de Ciências.

Docentes envolvidos: Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza (Responsável), Prof. Dr. Alcindo da Silva Martins Junior, Prof. Dr. José Fernando Pereira Leal, Profa. Dra. Priscyla Cristinny Santiago da Luz, Profa. Dra. Sinaida Maria Vasconcelos, Prof. Dr. Diego Ramon Silva Machado, Profa. Dra. Lucicléia Pereira da Silva, Profa. Dra. Luciana de Nazaré Farias.

Projetos individuais: “Saberes e Práticas da Formação Docente: Da Avaliação da Educação Inclusiva à Produção de Materiais Didáticos Destinados às Pessoas com Deficiência” (Financiado pela FAPESPA); “A Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares: Um Método de Aprendizagem Inovador para o Ensino Educativo de Química Financiado pela Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Projetos”  (Financiado por meio da Cooperação Técnica e Financeira FAPESPA/UEPA Nº 002/2016, Diário Oficial do Estado do Pará, no Nº 33.280 do dia 28/12/2016, página 65); “Ensino de Ciências Naturais: Articulando Saberes por Meio de Projetos Interdisciplinares” (Portaria Nº 42 – GD/CCSE, de 7 de junho de 2021. Resolução no 3.637/2021 – CONSUN/UEPA). A “Práxis em Educação Socioambiental: Formação Educativa e Produção de Estratégias e Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia” (Resolução 3710/21-CONSUN/UEPA 22/09/2021).


Macroprojeto P3 – Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências Naturais: Práticas Dialógicas e Interdisciplinares no Contexto Escolar

Descrição: Este projeto coletivo interage com a linha de pesquisa “Formação de professores de ciências e processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos na Amazônia”, e tem por objetivo fortalecer o processo de formação inicial e continuada de professores na área de Ciências Naturais, a partir de proposição de ações, elaboração de produtos educativos e a investigação da formação inicial e continuada de professores das ciências da natureza. Será realizado por meio de uma prática dialógico-problematizadora baseada em pressupostos das tendências atuais do ensino de ciências na Educação Básica, proporcionando aos educadores de escolas públicas vivências de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à abordagem de temas de Ciências Naturais, articuladas a conhecimentos de Biologia, Química e Física, de forma interdisciplinar. Além de, proporcionar estudos voltados para elaboração de propostas de ensino, tais como sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas, protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais, equipamentos, materiais interativos como jogos, kits e similares.

Docentes envolvidos: Profa. Dra. Bianca Venturieri (Responsável), Profa. Dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Profa. Dra. Inês Trevisan, Profa. Dra. Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, Profa. Dra. Luely Oliveira da Silva, Prof. Dr. Frederico da Silva Bicalho, Prof. Dr. Klebson Daniel Sodré do Rosário, Prof. Dr. Erick Elisson Hosana Ribeiro, Profa. Dra. Milta Mariane da Mata Martins.

Projetos individuais: “A Formação Inicial e Continuada de Professores em Espaços Formais Não Formais na Amazônia: A Instituição de Grupos e Ações Colaborativas Articulando Universidade, Escola e Centro de Ciências” (Resolução Nº 3632/21-CONSUN/UEPA); “Saberes e Práticas Reflexivas de Professores de Ciências em Escolas Públicas de Ensino Fundamental na Região Amazônica Maranhense” (Financiado pelo CNPQ por meio de Bolsa de Estudos); “Sexualidade e Orientação Sexual na Formação e nas Práticas de Professores de Ciências” (Financiado pelo CNPQ por meio de Bolsa de Estudos); “História da Disciplina Escolar Química em Instituições Escolares Paraenses” (Financiado pelo CNPQ por meio de Bolsa de Estudos). “Desafios e Práticas para o Ensino de Ciências e a Formação do Aluno Pesquisador no Contexto da Amazônia Paraense” (Edital Nº 020/2021-UEPA, financiado pelo CNPQ por meio de Bolsa de Estudos).


Macroprojeto P4 – Ciência Móvel: Diálogos e Práticas em Educação Científica e Popularização da Ciência

Descrição: Este projeto coletivo interage com as duas linhas de pesquisa do PPGEECA e está institucionalizado pela Resolução Nº 3645/21-CONSUN, 24 de Março de 2021. O objetivo é transferir para a comunidade o conhecimento produzido por docentes e discentes de forma organizada e tem seus objetivos descritos a seguir:

Promover a aproximação e diálogo entre a produção acadêmica de docentes e discentes da graduação e pós-graduação da área de Ciências da Natureza com o público escolar e a população em geral, a partir de ações formativas, interativas e itinerantes;

Realizar atividades de formação inicial e continuada de professores de Ciências, a partir de uma abordagem investigativa, experimental e contextualizada, partindo de materiais e kits experimentais, originais da “Experimentoteca” – CDCC, e/ou produzidos pelos participantes do projeto;

Desenvolver ações de itinerância com exposição de atividades experimentais e investigativas em espaços formais e não formais no estado do Pará;

Disponibilizar para o uso em escolas e outros espaços de ensino kits com atividades práticas e experimentais para o Ensino de Ciências;

Ampliar o acervo da “Experimentoteca” a partir da produção de novos kits, elaborados com material alternativo e contextualizados de acordo com a realidade na nossa região;

Incentivar a experimentação e investigação científica, a reflexão crítica, a criatividade e a inovação, com vistas ao despertar vocações científicas junto ao público infanto-juvenil;

Desenvolver novos roteiros, a serem adicionados a roteiros anteriores, facultando aos professores a escolha por atividades mais ou menos estruturadas;

Contribuir para o desenvolvimento, ampliação e aprimoramento da rede de popularização da ciência no país, especificamente na região amazônica.

Docentes envolvidos: Profa. Dra. Bianca Venturieri (Responsável), Prof. Dr. Alcindo da Silva Martins Junior, Prof. Dr. José Fernando Pereira Leal, Profa. Dra. Priscyla Cristinny Santiago da Luz, Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza, Profa. Dra. Sinaida Maria Vasconcelos, Profa. Dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Profa. Dra. Inês Trevisan, Profa. Dra. Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, Profa. Dra. Luely Oliveira da Silva, Prof. Dr. Frederico da Silva Bicalho, Prof. Dr. Klebson Daniel Sodré do Rosário, Prof. Dr. Erick Elisson Hosana Ribeiro, Profa. Dra. Milta Mariane da Mata Martins, Prof. Dr. Diego Ramon Silva Machado, Profa. Dra. Lucicléia Pereira da Silva, Profa. Dra. Luciana de Nazaré Farias.

Projetos individuais: “Desvendando os Céus do Equador: o Planetário do Pará no Interior Amazônico” (financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (processo nº 442385/2016); “Feiras Municipais de Ciências Naturais como Contribuição da Educação Básica para a Sustentabilidade Socioambiental do Estado do Pará” (financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (processo nº 442385/2016-1); “Programa Ciência Itinerante na Ilha de Marajó-PA” (financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio Nº:0082/2017, Processo 88881.123356/2016-01 e pela Universidade do Estado do Pará); “Semana de Ciência e Tecnologia do Centro de Ciências e Planetário do Pará” (financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq -Processo 440705/2017-7).