Projetos de Ensino

Projeto: Formação Docente: Construção de Conhecimentos a partir da Produção de Recurso Didático Lúdico no Ensino de Química
Coordenador(a): Profa. Dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
Descrição: Esta proposta tem a finalidade de aperfeiçoar a formação prática e crítica do Licenciando em Química da Universidade do Estado do Pará (Campus Marabá). Ampliando as discussões sobre a importância da didática e do papel docente no processo de ensino e aprendizagem e sua atuação no contexto escolar, possibilitando a utilização do lúdico como recurso didático na formação crítica e reflexiva do aluno universitário, o que nos levará a uma reflexão construtivista do processo de ensino e aprendizagem e atuação do docente na sala de aula, sendo toda essa discussão e reflexão de extrema relevância para o contexto do docente contemporâneo, pois uma das principais questões relacionadas à atuação do professor refere-se à relação entre ensino e aprendizagem, e os tipos de metodologias utilizadas em sala de aula, fazendo-se necessário a verificação da eficácia e eficiência das práticas docente nestes processos. Também será uma oportunidade para uma reflexão quanto a importância da formação continuada dos profissionais da educação, no qual será estimulado a continuar sua formação através de um curso de pós-graduação.
Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa Residência Pedagógica, Edital nº 1/2020, Processo nº 23038.018770/2019-03).
Situação: Em andamento.

Projeto: Residência Pedagógica: Um Caminho Prático para o Exercício da Docência com Excelência no Ensino Básico
Coordenador(a): Prof. Dr. José Fernando Pereira Leal
Descrição: Promover a imersão de licenciandos do curso de Ciências Naturais com habilitação em Física nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Eduardo Angelim e Acy de Jesus Barros Pereira, localizadas no município de Barcarena/PA, por meio de ações de regência de sala de aula e intervenção pedagógica, e entre outras, de modo que aperfeiçoe a formação docente dos estudantes, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e competências para prestarem um ensino de qualidade, com fortalecimento da relação entre teoria e prática docente de modo interdisciplinar.
Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa Residência Pedagógica, Edital nº 1/2020, Processo nº 23038.018770/2019-03).
Situação: Em andamento.

Projeto: Residência Pedagógica: Saberes Docentes e a Formação de Professores de Física no Contexto da UEPA
Coordenador(a): Prof. Dr. Frederico da Silva Bicalho
Descrição: Proporcionar reflexões sobre o ensino das ciências físicas e o processo de alfabetização científica com o objetivo de melhorar a formação dos futuros professores de física do estado do Pará.
Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa Residência Pedagógica, Edital nº 1/2020).
Situação: Em andamento.

Projeto: Contribuições Práticas para o Ensino de Ciências e Biologia como Estratégias de Ensino e Aprendizagem Inovadoras no Município de Salvaterra-Pará
Coordenador(a): Prof. Dr. Alcindo da Silva Martins Junior
Descrição: Subprojeto aprovado a nível institucional a ser desenvolvido de novembro de 2020 a abril de 2022, no Campus XIX da Universidade do Estado do Pará. A equipe é formada, além do coordenador, por um professor preceptor, 10 alunos (8 bolsistas e 2 voluntários) e uma aluna de mestrado do PPG em nível de mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. O projeto é desenvolvido na escola Estadual de Ensino Médio “Salomão Matos”.
Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa Residência Pedagógica, Edital nº 1/2020, Processo nº 23038.018770/2019-03).
Situação: Em andamento.

Projeto: Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: Contribuições para Formação de Professores de Química
Coordenador(a): Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza
Descrição: Proporcionar aos discentes do curso de licenciatura em Química do Campus UEPA-Salvaterra sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, para o desenvolvimento de pesquisa de iniciação à docência na vertente educacional de metodologias ativas.
Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID, Edital nº 2/2020, Processo nº 23038.018672/2019-68).
Situação: Em andamento.

Projeto: Práxis Profissional: Uma Construção Colaborativa na Interface Universidade-Escola no Âmbito do Subprojeto PIBID-Química (Portaria: nº 2070/21).
Coordenador(a): Profa. Dra. Lucicléia Pereira da Silva
Descrição: Um dos principais objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) refere-se à construção de saberes inerentes à docência pelos bolsistas pibidianos. Os estudantes são orientados desde o planejamento até aplicação de atividades remotas, explorando o potencial de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) como podcasts, jogos, produção de vídeos com experimentos demonstrativos e visitas virtuais no Centro de Ciências e Planetário do Pará.
Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID, Edital nº 2/2020).
Situação: Em andamento.


Projetos de Pesquisa

Projeto: Ciência Dentro e Fora da Escola: Diálogos entre Escola e Espaços de Educação Não Formal
Coordenador(a): Profa. Dra. Sinaida Maria Vasconcelos
Apoio Financeiro: CNPQ/Chamada MCTIC/CNPq 05/2019 – Programa Ciência na Escola.
Situação: Em andamento.

Projeto: A Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares: um Método de Aprendizagem Inovador para o Ensino Educativo de Química
Coordenador(a): Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza
Apoio Financeiro: Cooperação Técnica e Financeira FAPESPA/UEPA Nº 002/2016 (Diário Oficial do Estado do Pará, no Nº 33.280 do dia 28/12/2016, página 65).
Situação: Em andamento.

Projeto: Ensino de Ciências Naturais: Articulando Saberes por Meio de Projetos Interdisciplinares
Coordenador(a): Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza
Apoio Financeiro: CNPQ/Chamada MCTIC/CNPq 05/2019 – Programa Ciência na Escola.
Situação: Em andamento.

Projeto: Educação em Ciências e Matemática: Produção em Rede de Conhecimentos para a Pesquisa e o Ensino
Coordenador(a): Profa. Dra. Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Procad-AM.
Situação: Em andamento.


Projetos de Extensão

Projeto: II Semana de Ciência e Tecnologia do Centro de Ciências e Planetário do Pará
Coordenador(a): Profa. Dra. Sinaida Maria Vasconcelos
Apoio Financeiro: CNPQ/ Chamada MCTIC/CNPq 09/2019 –  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Situação: Em andamento.

Projeto: Programa Ciência Itinerante na Ilha de Marajó-PA
Coordenador(a): Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza
Apoio Financeiro: Chamada 065/2018 – UEPA/PROEX
Situação: Em andamento.

Projeto: Jardim Sensorial: Acessibilidade, Divulgação e Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Centro de Ciências e Planetário do Pará
Coordenador(a): Profa. Dra. Bianca Venturieri e Profa. Dra. Ivanete Maria Barroso Moreira
Apoio Financeiro: Centro de Ciências e Planetário do Pará e Embrapa Amazônia Oriental (Acordo de Cooperação Técnica SEI 21159.000702/2020-11, SAIC 22500.21/0010-3)
Situação: Em andamento.

Projeto: Intervalo da Ciência
Coordenador(a):
Profa. Dra. Inês Trevisan
Descrição: Divulgar o conhecimento científico adquirido na universidade por meio do desenvolvimento de atividades interativas no contexto escolar; e promover a educação científica nas escolas públicas, por meio da experimentação interativa no momento do intervalo escolar, instigando os participantes a manipulação de instrumentos e/ou protótipos, a verbalização de suas ideias e sistematização de argumentos.
Apoio Financeiro: Chamada 065/2018 – UEPA/PROEX.
Situação: Em andamento.