O Ensino de Ciências na Amazônia: A Educação de Surdos em Foco
Autoria: Tatiana de Paula Monteiro Gomes e Bianca Venturieri
Objetivo: Realizar uma formação colaborativa com professores de Ciências e pedagogos que atuam com alunos surdos levando em consideração os aspectos socioculturais, linguísticos e emocionais no ensino de Ciências na Amazônia.
Público-alvo: Professores das Ciências da Natureza que atuam na Educação Básica no Estado do Pará.
Um Processo Formativo Colaborativo de Formação Continuada de Professores de Ciências da Natureza na Amazônia: Tecendo Diálogos sobre Aspectos Socioculturais e Emocionais
Autoria: Ana Paula Araújo Silva dos Santos e Bianca Venturieri
Objetivo: Promover uma formação colaborativa para professores de Ciências da Natureza, considerando os aspectos socioculturais e emocionais no ensino de Ciências na Amazônia Paraense.
Público-alvo: Professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), que atuam na Educação Básica na região metropolitana de Belém.
Formação de Professores na Amazônia: Práticas Significativas no Ensino de Ciências da Natureza em Classes Multisseriadas
Autoria: Thays Maria das Neves Caldeira e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
Objetivo: Elaborar uma proposta de Formação Continuada de professores(as), sobre o Ensino de Ciências da natureza, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, em Classes Multisseriadas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental no município de Santa Bárbara do Pará.
Público-alvo: Professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Formação Docente e Educação Não Sexista: Perspectivas e Contribuições para a Prática Pedagógica no Ensino de Ciências
Autoria: Josiane Maria de Souza Cavalcante e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
Objetivo: Investigar em que termos um curso de formação continuada para professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre práticas pedagógicas não sexista contribui para a igualdade entre gêneros no ensino de Ciências.
Público-alvo: Professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Saberes e Práticas Reflexivas de Professores de Ciências em Escolas Públicas de Ensino Fundamental na Região Amazônica Maranhense
Autoria: Pedro Tiago Pereira Leite e Inês Trevisan
Objetivo: Desenvolver aportes teóricos-metodológicos acerca da formação em exercício que envolva saberes docentes de professores de ciências no interior da Amazônia.
Público-alvo: Professores de Ciências de diferentes escolas da espaço rural do município de Imperatriz – Maranhão.
Análise de Conteúdo: Contribuições para Pesquisas no Ensino de Ciências
Autoria: Milta Mariane da Mata Martins
Objetivo: Melhorar a qualidade da análise e discussão dos dados de dissertações do PPGEECA-UEPA.
Público-alvo: Docentes e discentes do PPGEECA.
Desvendando o Canva
Autoria: José Diogo Evangelista Reis
Objetivo: Proporcionar aos docentes e discentes do PPGEECA maior familiaridade com o aplicativo de design Canva, ferramenta que tem sido cada vez mais utilizada nas ações dos projetos e por muitos acadêmicos, evidenciando a importância de uma breve orientação sobre seu funcionamento, juntamente com dicas de como utilizar e de como criar artes.
Público-alvo: Docentes e discentes do PPGEECA.