A Biblioteca Digital do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA) é um conjunto de links que remetem a publicações digitais ou e-books disponibilizados na internet por portais ou bases de dados de acesso livre.

A intenção é fazer com que as pessoas utilizem esta plataforma digital como uma ótima oportunidade de aproximação ao conhecimento científico.

Tenha uma ótima leitura!

 

SESSÃO 1 – EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS


Cordel para o Ensino de Botânica: Morfologia – 2ª Edição

por Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira e Willian Alves Cavalcante (Organizadores)

O livro traz o conteúdo da disciplina Morfologia Vegetal adaptado à Literatura de Cordel. Os tecidos vegetais e órgãos vegetais (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente) são apresentados em versos de sextilha e septilha acompanhados de desenhos inspirados em xilogravuras.

 

 

Ensino de Ciências e de Biologia: Reflexões e Práticas

por Maria Rejane Lima Brandim e Johnson Fernandes Nogueira (Organizadores)

As reflexões e relatos de práticas apresentados neste livro são uma amostra do que alguns dos pesquisadores e colaboradores do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e de Biologia do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (NEPECBio) vêm fazendo.

 

 

Metacognição no Ensino de Física: Da Concepção à Aplicação

por Cleci Teresinha Werner da Rosa (Organizadora)

Com intuito de fornecer subsídios teóricos aos professores e pesquisadores da área de ensino de Física, apresenta-se esta obra, que disserta sobre a possibilidade de utilização da metacognição como favorecedora da aprendizagem em Física.

 

 

 

Ensino de Física: Experiências, Pesquisas e Reflexões

por Alexandre Leite dos Santos Silva, Haroldo Reis Alves de Macedo, Fábio Soares da Paz e Pedro José Feitosa Alves Júnior (Organizadores)

Esta obra explora as dificuldades existentes no ensino de Física que, embora não se restrinjam ao cenário nacional, adquirem conformações singulares no país e que requerem, portanto, análises, planejamentos e soluções a curto e médio prazos.

 

 

Química em Tom : Paródias Musicais como Ferramenta para o Ensino de Química

por Rita di Pace, Elaine Vasconcelos, Diego Gomes de Sousa e Henrique Guedes Formiga

Este livro foi escrito com o objetivo de apresentar propostas de Paródias Musicais para professores do Ensino Básico, licenciandos, alunos e interessados na temática. Dentro dele você encontrará pequenos resumos que foram pensados e desenvolvidos alinhados ao currículo escolar de Química, abordando de forma clara e objetiva os conteúdos referentes ao 1º ano do Ensino Médio.

 

 

Interfaces em Química: Uma Produção do Grupo de Pesquisa em Química da Universidade do Estado do Pará

por João da Silva Carneiro, Maria Dulcimar de Brito Silva e Ronilson Freitas de Souza (Organizadores)

Este livro, tal como a própria Química, tem esse viés tecno-científico. Seus autores, professores e estudantes da Universidade do Estado Pará, membros do grupo de pesquisa Química, Ensino de Química e Meio Ambiente, apresentam ideias e opiniões sobre problemas que enfrentamos ou podemos investigar em nosso contexto amazônico utilizando as ferramentas teóricas e práticas da Química e disciplinas afins.

 

O Jogo como Recurso Pedagógico no Contexto Educacional

por José Milton Lima

Este livro foi estruturado a partir da pesquisa “O jogar e o aprender no contexto educacional: uma falsa dicotomia”. A referida pesquisa elegeu como principal problema a dicotomização entre o jogar e o aprender, instalada no contexto educacional e que promove, como conseqüência, a secundarização do jogo como recurso pedagógico.

 

 

Experimentação no Ensino de Ciências na Interação entre Educação Superior e Educação Básica

por Fábio Peres Gonçalves, Carolina dos Santos Fernandes e Santiago Francisco Yunes (Organizadores)

Este livro apresenta um conjunto de diferentes propostas de atividades experimentais elaboradas e desenvolvidas na interação entre uma instituição de educação superior e instituições de educação básica. Os seus autores são profissionais que atuam/atuavam nestas instituições no momento de elaboração da obra.

 

 

Reflexões em Ensino de Ciências – Vol. 3 e 4

por Atena Editora

Esta coleção é produto da articulação de vários autores, todos eles atuando na área de Educação em Ciências (professores de instituições do ensino superior, docentes que atuam no ensino médio e/ou alunos de cursos de pós-graduação).

 

 

Ensino de Ciências e Matemática I e IV

por Cultura Acadêmica Editora

A série “Ensino de Ciências e Matemática” teve início em 2009 e visa, por meio de pesquisas oriundas de teses, dissertações e de grupos de pesquisa, divulgar e fomentar a discussão sobre processos de ensino de Ciências e Matemática a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

 

 

Processos e Metodologias no Ensino de Ciências

por Karine Dalazoana (Organizadora)

A obra Processos e Metodologias no Ensino de Ciências traz um compendio de estudos desenvolvidos nas diferentes esferas da educação básica no Brasil. Desde a Educação Infantil, Séries Iniciais, perpassando pelo Ensino Fundamental e Médio, são apresentadas estratégias variadas para a efetivação do Ensino de Ciências perante o currículo escolar brasileiro.

 

 

Panorama Atual no Ensino de Ciências

por Fabiana Coelho Couto Rocha Corrêa Ferrari (Organizadora)

Essa obra tem por objetivo a divulgação dos estudos realizados na área das Ciências em diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil, através de cinco artigos, que versam sobre o atual panorama da formação docente, o auxilio dos livros e periódicos no contexto da educação e a tecnologia no processo de ensino e aprendizado.

 

 

Reflexões e Práticas em Ensino de Ciências Naturais

por Caio Renan Goes Serrão, Maria Dulcimar de Brito Silva e
Ronilson Freitas de Souza
(Organizadores)

Este livro tem um perfil inovador e possibilita apoio necessário ao docente na elaboração de aulas que estejam em consonância com as pesquisas no Ensino de Ciências e que apresentem ao aluno uma visão mais ampla sobre os conhecimentos na área das Ciências Naturais, aproximando da realidade, trazendo novos significados e possibilidades, promovendo dessa forma um aprendizado mais concreto e de maior qualidade.

 

Metodologias Ativas: Relatos de Experiências do Centro Paula Souza

por Sandra Paula da Silva, Luciana Ruggiero Gonzalez, Herlandí de Souza Andrade, Esmeralda Aparecida de Oliveira, Marinês Oliveira Perez, Sandra Helena da Silva de Santis, Alair Helena Ferreira e Mauro Zackiewicz (Organizadores)

A temática deste primeiro volume do livro tem por base a importância da discussão sobre as mudanças ocorridas no cenário da educação, em virtude do uso das tecnologias de informação e comunicação no mundo globalizado. Uma nova concepção de ensino e aprendizagem vem à tona envolvendo a mudança cultural da escola e de todos os envolvidos, pois nessa abordagem o aluno exerce papel central, sendo o protagonista de seu próprio aprendizado, enquanto o professor, é mediador, orientador, tutor. Essa nova abordagem refere-se às metodologias ativas.

A importância das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem

por Letícia Ribeiro Moraes, Lucivania Maria de Souza Santos, Maria de Jesus Dias de Araújo, Maria José Ciriaco dos Santos Silva, Mayara Andrade Carvalho da Silva e Sandra Lucia Alves Silva. (Organizadores)

O objetivo principal deste livro é analisar as contribuições da utilização das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos diferentes ciclos e níveis de educação, por meio de uma revisão de literatura (estado do conhecimento).

 

 

Debates em educação em ciências: desafios e possibilidades

por Jeferson Rosa Soares, José Vicente Lima Robaina, Mônica da Silva Gallon e Sandra Mara Mezalira (Organizadores)

Os capítulos que constituem esse livro traduzem a preocupação em contribuir com melhorias de vida, com novas aprendizagens sociais e com as transformações possíveis na área da educação e da formação de professores visando um futuro humano e social mais promissor para a sociedade brasileira.

 

 

Educação, recursos didáticos, cotidiano escolar e pesquisas: processos e aprendizagem

por Andreia de Bem Machado (Organizadora)

Esta obra propõe promover a divulgação de experiências exitosas ou na inserção dos diversos recursos didáticos nas diferentes áreas do conhecimento bem como a utilização de recursos pedagógicos alternativos na organização do trabalho docente e aprendizagem discente.

 

 

 

Educação, Tecnologia & Inovação

por Cláudio Reynaldo Barbosa de Souza e Renelson Ribeiro Sampaio (Organizadores)

O livro Educação, Tecnologia & Inovação trata de pontos nevrálgicos para o desenvolvimento de qualquer sociedade. O desenvolvimento é uma questão complexa, que envolve não só crescimento econômico, mas, sobretudo, fatores que impactam a qualidade de vida das pessoas.

 

 

Abordagem CTS/CTSA a partir de Temas Regionais da Amazônia: Uma Proposta para o Ensino de Química

por Iris Caroline dos Santos Rodrigues e Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves (Organizadores)

Esta obra é resultado de uma monografia desenvolvida no curso de Especialização em Ensino de Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a qual foi pensada com intuito de trazer propostas interdisciplinares que possibilitassem a articulação entre temáticas relevantes do nosso contexto regional com o ensino de Química.

 

Recursos Tecnológicos e sua Utilização no Processo de Aprendizagem

por Elizama das Chagas Lemos e Thalita Cunha Motta (Organizadoras)

Este material didático do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais inclui referências de duas disciplinas: “Disciplina 1 – Desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso dos
recursos tecnológicos” e “Disciplina 2 -Didática e metodologia do ensino superior”.

 

 

Saberes sobre a Educação Ambiental na UEMG: Descobertas e Problematizações em Escolas e Comunidades

por Gláucia Soares Barbosa e Fernanda Aires Guedes Ferreira (Organizadoras)

A proposta geral deste livro é organizar uma coletânea de trabalhos de pesquisa e extensão produzidos por pesquisadores e colaboradores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS), pertencente à Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG).

 

 

Ferramentas Digitais para o Ensino de Ciências Naturais

por Larissa Lunardi, Maria Cristina Rakoski e Franciele Meinerz Forigo (Organizadoras)

Este e-book apresenta escritos cujas propostas contemplam aplicativos e sites que podem ser utilizados no desenvolvimento de aulas de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física) no Ensino Fundamental e/ou Médio. 

 

 

 

Estudo de Caso no Ensino de Ciências Naturais e na Educação Ambiental

por Salete Linhares Queiroz e Flávia Gabriele Sacchi (Organizadoras)

Este livro resulta de mais uma iniciativa do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), que busca subsidiar educadores na sua atuação em ambientes de ensino: o oferecimento do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. 

 

 

 

Referenciais Teóricos e Metodológicos de Investigação em Educação e Ciências Sociais

por João Amado e Nilma Margarida de Castro Crusoé (Organizadores)

Esta obra, da responsabilidade de uma vasta equipa de docentes de universidades brasileiras e portuguesas, tem como seu primeiro objetivo vir a tornar-se num útil instrumento para quem pretenda iniciar uma investigação em ciências sociais e, de modo particular, nos domínios da ação educativa, formal e informal.

 

 

Experiências Investigativas no Ensino de Ciências

por Nívia Magalhães da Silva Freitas, Elinete Raposo Ribeiro e
Nadia Magalhães da Silva Freitas
(Organizadoras)

Este livro é constituído por cinco capítulos que abordam experiências distintas com temas que denotam a preocupação por questões de relevância socioambiental, principalmente aquelas em que se destacam o contexto amazônico e a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS).

 

 

Produção de Textos Científicos

por Ilane Ferreira Cavalcante (Organizadora)

O presente material didático é destinado aos alunos do Curso de Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos. Como recurso didático, este material foi produzido para subsidiá-los pedagogicamente no desenvolvimento das atividades do curso, favorecer sua aprendizagem e contribuir com a sua formação profissional.

 

Estratégias Diversificadas para o Ensino de Ciências

por Dayse Sampaio Lopes Borges (Organizadora)

Este livro foi idealizado visando a sistematizar pesquisas sobre diversas estratégias que promovam propostas para melhorar o ensino e a aprendizagem de Ciências. Para isso, reúnem-se, aqui, pesquisadores e professores de distintas instituições que desenvolvem pesquisas e as apresentam neste livro, com o objetivo de fomentar inovações no processo de ensinar e aprender Ciências.

 

 

Metodologias Ativas: Métodos e Práticas para o Século XXI

por Gercimar Martins (Organizadora)

Em especial, nesta obra intitulada “Metodologias Ativas: Métodos e Práticas para o Século XXI”, aos autores trazerem relatos de experiências e pesquisas científicas do que realmente está funcionando, em busca de novas metodologias para sair do tradicional e mudar as práticas pedagógicas em “sala de aula”, sendo que essa não é mais o único local para se desenvolver uma aprendizagem significativa

 

 

Metodologias Ativas: modismo ou inovação?

por Patrícia Vieira Santos (Organizadora)

Os textos de cada capítulo desta obra trazem/apresentam possibilidades outras para lhe inspirar na direção da criação e ou co-criação dos seus próprios “temperos” de aprendizagem-ensino. Além de relatos de possíveis “usos” das abordagens interativas/metodologias ativas na prática docente nos diferentes níveis de ensino (da educação infantil à pós-graduação) com seus êxitos e seus grandes desafios, são apresentadas metodologias, interfaces digitais e estratégias como: aprendizagem por projetos, resolução de problemas, portfólios para registros de aprendizagem, dentre outros.

 

SESSÃO 2 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Formação de Professor e Trabalho Pedagógico: Produção e Edição de Material Didático

por Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Ana Carolina Souza da Silva Aragão e Giulianne Monteiro Pereira (Organizadoras)

Essa produção surgiu da vivência pedagógica do Componente Curricular “Pesquisa sobre livros didáticos: produção editorial e fazer docente”, integrante da matriz curricular do Programa Profissional de Pós-Graduação de Formações de Professores da UEPB, que aconteceu durante o segundo período letivo de 2018.

 

O PIBID e os Caminhos da Prática: A Biologia em Foco

por Obertal da Silva Almeida, Magno Clery da Palma Santos e Marcia de Oliveira Menezes (Organizadores)

Este material constitui-se como uma das ações que os subprojetos desenvolvem e o seu objetivo é publicizar as produções desenvolvidas pelos graduandos, fruto da vivência nas escolas parceiras da universidade. Os capítulos são norteados pela observação do cotidiano escolar, realização de atividades práticas e reuniões para leitura e reflexão sobre os textos que sustentam a formação de professores. Nesse sentido, está estruturado em dois eixos temáticos: Docência e Prática e Currículo e Formação Inicial.

 

Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências

por Marcia Gorette Lima da Silva, Adriana Mohr e Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo (Organizadoras)

O livro Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências, que com grande satisfação apresentamos, insere-se nas ações previstas pelo projeto Ensino de Ciências e Cultura: revelando novas fronteiras, financiado pelo Edital Casadinho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 

Leitura e Escrita como Espaços Autobiográficos de Formação

por Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo e Vivian Carla Calixto dos Santos (Organizadores)

A proposta de organizar este livro inspira-se em dois aportes de referência: o espaço biográfico tomado de empréstimo de Leonor Arfuch (2002) e a vida pensada como obra de arte por Michel Foucault (2006). Tais argumentos possibilitam um (novo) olhar à produção de nossas pesquisas, borrando fronteiras entre ser intuitivo e ser arcabouço teórico-metodológico que venha a delinear o percurso rumo a um (novo?) conhecimento que se articula.

 

 

Formação Docente em Perspectiva: Políticas, Proposições e Práticas

por Karina de Araújo Dias (Organizadora)

Esta obra apresenta a socialização de resultados de pesquisa e estudos em andamento que focalizam a formação de professores, inicial e continuada, em distintos âmbitos, quais sejam: práticas, políticas educacionais e suas distintas proposições. A formação de professores ocupa centralidade no campo das discussões sobre educação e política educacional. Esta obra apresenta a socialização de resultados de pesquisa e estudos em andamento que focalizam a formação de professores, inicial e continuada, em distintos âmbitos, quais sejam: práticas, políticas educacionais e suas distintas proposições.

 

Paulo Freire e a Educação Contemporânea

por Jaime José Zitkoski, José Vicente Lima Robaina e Jeferson Rosa Soares (Organizadores)

Esta publicação reúne um conjunto de reflexões sobre a fecundidade do pensamento de Paulo Freire no mundo contemporâneo nas diferentes interfaces com a área da educação e das ciências humanas, principalmente considerando os desafios das pesquisas na perspectiva interdisciplinar. O livro está estruturado em treze capítulos, que apresentam os principais temas trabalhados no Seminário oferecido no PPGEDU da UFRGS no ano de 2019, tais como: a Pedagogia da Esperança em tempos de ódio e fascismos sociais – a dimensão ético-política da Educação – por uma pedagogia das marchas – uma pedagogia interdisciplinar segundo Paulo Freire e os temas geradores – a construção de redes freireanas na luta política de humanização do mundo.

 

Ofício do Professor: Reflexões sobre Práticas Pedagógicas

por Elisa Maria Pinheiro de Souza e Marco Antonio da Costa Camelo (Organizadores)

Este livro reúne um conjunto de discussões que não apresentam apenas um caminho, uma única abordagem. Seus autores esperam levantar questões que possam suscitar discussões interessantes, capazes de estimular mudanças no processo de formação no contexto educacional, ampliando o debate que lhe deu origem para reformular-se sempre e, com isso, renovar igualmente as posturas sobre o tema que o gerou. Dirige-se, dessa forma, a todos os que estão sintonizados com a necessária caminhada de transformação dos sujeitos pelo viés da educação.

 

Questões Sociocientíficas e a Formação Docente em uma Perspectiva Crítica

por Katia Dias Ferreira Ribeiro

Esta obra foi construída a partir do relatório de pesquisa de doutoramento da autora na linha de pesquisa “Formação de professores” no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo a investigação conduzida por uma reflexão acerca das necessidades com relação ao ensino/educação em Ciências Naturais em um contexto da Amazônia Legal brasileira.

 

Tecendo as Teias da Docência: Vivências dos Subprojetos Interdisciplinar e Pedagogia

por Ennia Débora Passos Braga Pires, Fabiana Andrade Santos, Jorsinai de Argolo Souza, Nilma Margarida de Castro Crusoé, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Valméria Brito Almeida Vilela Ferreira e Virgínia Maria Ferreira Silveira Baldow (Organizadores)

A coletânea de textos que compõe este livro é fruto do trabalho desenvolvido nos Subprojetos Interdisciplinar e Pedagogia, ambos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) abrangendo escolas públicas da zona urbana e rural dos municípios de Vitória da Conquista e Itapetinga.

 

Tecendo as Teias da Docência: Vivências dos Subprojetos Interdisciplinar e Pedagogia

por Daniela Oliveira Vidal da Silva, Eliane Guimarães de Oliveira e Vera Lúcia Fernandes de Brito (Organizadoras)

O presente livro constitui um esforço coletivo no intuito de elaborar um conjunto de estudos que pudessem traduzir em capítulos curtos, pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação na Área de Educação. Nesse sentido, a coletânea se organiza em 14 capítulos que representam olhares contemporâneos para o trabalho docente, de modo a oportunizar ao leitor a profissão vista sob diferentes perspectivas ou a partir de aspectos diversos.

 

Pesquisas em Currículo, Ensino e Formação Docente

por Nilma Margarida de Castro Crusoé, Núbia Regina Moreira, Ester Maria de Figueiredo Souza, Maria Cristina Dantas Pina, Denise Aparecida Brito Barreto e Edinaldo Medeiros Carmo (Organizadores)

Durante os anos de 2015 e 2016, os servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), discentes do Programa de Pós-graduação da UESB, cursaram disciplinas e realizaram suas pesquisas discutindo/estudando vários temas referentes à Educação. Fruto desse trabalho, o livro Pesquisa em Currículo, Ensino e Formação Docente vai contribuir muito para a formação de novos docentes e com a pesquisa na área.

 

Estratégias Didáticas Voltadas para o Ensino de Ciências: Experiências Pedagógicas na Formação Inicial de Professores

por Marcelo Franco Leão, Mara Maria Dutra e Ana Cláudia Tasinaffo Alves (Organizadoras)

A publicação da presente obra foi viabilizada com subsídios do Projeto de Pesquisa “Elaboração de materiais didáticos e de estratégias de ensino inovadoras para o ensino de ciências”, aprovado no Edital 033/2016 IFMT/PROPES/FAPEMAT. Esse projeto teve como objetivo realizar pesquisas que estimulassem o desenvolvimento de soluções técnicas para o ensino de ciências. 

 

Formação Continuada de Professores: Dialogando com Paulo Freire

por Maria Marly de Oliveira (Organizadora)

Este e-book é uma edição especial em homenagem ao Centenário do grande filósofo e educador Paulo Freire. Esta obra consta de quatorze capítulos que se entrelaçam trabalhando a categoria fundante Dialogicidade, que é o carro-chefe da proposta pedagógica desse mestre.

 

 

SESSÃO 3 – FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA


História da Ciência no Pará: Tópicos, Propostas e Perspectivas

por Maria Dulcimar de Brito Silva e André Silva dos Reis (Organizadores)

Essa produção foi produzida pelos professores do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal – CTENF, que desenvolve estudos acerca da importância de se ensinar Ciências, este e-book, em seus 19 capítulos, espraia-se por diferentes campos da História da Ciência, abrangendo disciplinas como Biologia, Física, Química e Matemática.

 

 

Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino

por Luiz O. Q. Peduzzi, André Ferrer P. Martins e Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira (Organizadores)

Este livro nasceu, conforme indica seu prefácio, de uma parceria entre pesquisadores de dois programas de pós-graduação em ensino de Ciências das universidades federais do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

 

 

SESSÃO 4 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Manual de Libras para Ciências: a Célula e o Corpo Humano

por Bruno Iles, Taiane Maria de Oliveira, Rosemary Meneses dos Santos e Jesus Rodrigues Lemos (Organizadores)

Este livro constitui-se em uma “ferramenta” que se destinará, especialmente, a um público social negligenciado e, por vezes, à margem da sociedade, a população surda. Produtos como este ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar. Com esta temática específica (corpo humano) é o primeiro a ser publicado no país.

 

Orientações Pedagógicas de Materiais Didáticos às Pessoas com Deficiência

por Airton dos Reis Pereira, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa e Mirian Rosa Pereira (Organizadores)

Este livro tem como objetivo apresentar os materiais didáticos acessíveis produzidos no âmbito do Projeto de Pesquisa “Saberes e práticas da formação docente”, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus VIII- Marabá, o qual contou com o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

 

Educação e Inclusão: Desafios Formativos e Curriculares

por Graça dos Santos Costa, Núria Rajadell-Puiggròs e Cláudio Pinto Nunes (Organizadores)

Este livro discute a inclusão educativa como um desafio para a formação docente e para o currículo, e que, por sua vez, coloca uma ênfase especial na educação, com propostas específicas encaminhadas a dar respostas aos grandes desafios que se depreendem, tanto na prática da sala de aula como na comunidade.

 

 

Manual de Imagens para Deficientes Visuais

por João Elias Vidueira Ferreira, Maíra Vasconcelos da Silva Padilha, Ronaldo Meireles Martins, Maria Edna Cruz Trindade, Eriks Karlay Dias Costa e Júlio César Suzuki (Organizadores)

Este manual foi elaborado a todas as pessoas que, no Brasil, se dedicaram com amor a produzir materiais adaptados para deficientes visuais. Muitas delas certamente não empregavam algumas das tecnologias avançadas que aqui são mostradas.

 

 

Ensino de Ciências Pensando no Estudante Surdo: Propostas de Atividades

por Rogério Pacheco Rodrigues, Fernanda Welter Adams e Nicéa Quintino Amauro (Organizadores)

O texto se constitui de propostas de atividades, tais como jogos, experimentação, tecnologias e o léxico em Libras da linguagem científica, que resultam num mecanismo de interface mediadora entre linguagem científica e língua de sinais, de forma que o processo de aquisição dos conceitos que se pretende transmitir seja significativamente adquirido pelos estudantes surdos da Educação Básica e/ou Ensino Superior.