ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

Percepção dos alunos a respeito do uso de plantas medicinais em escolas públicas em Salvaterra
Augusto Cezar Barboza, Maianne do Socorro Miranda Amador, Paulo Weslem Portal Gomes, Jade da Silva Brito, Thyago Gonçalves Miranda, Alcindo da Silva Martins-Junior, Altem Nascimento Pontes e Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins
DOI: http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v10n1p24-30

A importância da preservação do meio ambiente: Sensibilizando os visitantes do Centro de Ciências e Planetário do Pará 
Isabelly Gatti Rocha Tourinho, Sara Morais Rodrigues, Guilherme Junior Leite da Piedade, Jhully Helen Soares da Silva, Ana Carolina Brito de Farias Hage Alves, Edilberto Leonardo Costa Rodrigues, Arthur Fellipp Furtado da Silva e Bianca Venturieri
DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n4-002

A biodiversidade amazônica em um espaço não-formal: O caso do Centro de Ciências e Planetário do Pará
Miani Corrêa Quaresma e Bianca Venturieri
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJR

Práticas docentes no ensino de ciências naturais: A formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
Airton dos Reis Pereira, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Mírian Rosa Pereira, Marinalda Gomes Apinagés e Rayda Matias Lima
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-017

Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de Ciências Naturais
Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Airton dos Reis Pereira, Mirian Rosa Pereira, Elzonte Silva Cunha e Odinte Dias Vieira
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-253

O CRAS como espaço não formal no ensino de Química: Reflexões de desafios na formação docente
Breno Dias Rodrigues, Alex Kidd da Silva Souza e Inês Trevisan
DOI: https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2610

Concepção de ensino de ciências na formação do pedagogo na Amazônia Paraense: Alguns reflexões
Nidal Afif Obeid Freitas, Jacirene Vasconcelos de Albuquerque e Zanete Almeida Gusmão
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJQ

Experimentação na perspectiva investigativa no Ensino de Química: construindo conhecimento por meio da indagação 
Nathália Barra Viana, Pablo Souza de Sá, Clintia Cardoso Portilho, Yasmin Santos de Azevedo, Steven Souza Paes e Luely Oliveira da Silva
DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n3-011

Abordagem da temática queimadas por meio da aprendizagem baseada em projetos no ensino de Ciências da Natureza
Silvana Ferreira Lima, Enilene da Conceição Nunes e Ronilson Freitas de Souza
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJM

Aprendizagem baseada em projetos: Um relato de experiência em classe multissérie nos anos iniciais do ensino fundamental
Silvana Ferreira Lima, Enilene da Conceição Nunes e Ronilson Freitas de Souza
DOI:10.7867/1982-4866.2020v26n2p177-192

Uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química em uma escola de ensino médio em Salvaterra-PA
Ana Deuza da Silva Soares, Ronilson Freitas de Souza, Carlos Arthur Araújo Assunção, Raimme Paola do Nascimento Pinto, Daniela Duarte de Sousa, Jamilla de Nazaré de Oliveira Almeida, Cliciane Magalhaes da Silva
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-323

“Brinquedoteca itinerante: Diversão, ensino e aprendizagem nas escolas do município de Salvaterra” como espaço de formação extensiva na universidade
Ana Cristina da Silva Santos e Ronilson Freitas de Souza
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n13.p79-82.2972

Educação Ambiental e Ensino de Ciências: O lixo como tema gerador de uma sequência didática nas aulas de Química
Kelly Roberta Pinheiro de Sousa, Sinaida Maria Vasconcelos e Maria Dulcimar de Brito Silva
DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.265

Áreas verdes urbanas em Belém do Pará: Histórico e potencialidades do Parque Ambiental Antônio Danúbio Lourenço da Silva
Karina de Nazaré Lima Alves, Flávia Lucas, Sinaida Maria Vasconcelos e Maria Gois
DOI:10.33448/rsd-v9i11.9965

O ensino superior nos tempos de pandemia: E agora, professor?
Sinaida Maria Vasconcelos, Yuri Cavaleiro de Macedo Coelho e Glenda Quaresma Alves
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJK


LIVROS E/OU CAPÍTULO DE LIVROS

A História da Ciência como atividade educativa para formação sócio-científica de professores
Suellem Coimbra de Campos e Bianca Venturieri
DOI: 10.31792/978-65-88106-11-2

A História da Ciência como facilitadora na aprendizagem: A abordagem dos primeiros estudos de Linus Carl Pauling pelo método de Laue e Bragg acerca da Natureza das ligações químicas
Karolina Ribeiro dos Santos, André Silva dos Reis, Gysele Maria Morais Costa, Maria Dulcimar de Brito Silva e Ronilson Freitas de Souza
DOI: 10.31792/978-65-88106-11-2

Abordagem da História da Ciência no ensino de química analítica: Identificação de cloreto pelo método de Mohr
Douglas de Oliveira Pantoja, Ramon Gabriel Pinho Botelho dos Santos, André Silva dos Reis, Maria Dulcimar de Brito Silva e Ronilson Freitas de Souza
DOI: 10.31792/978-65-88106-11-2

Thomas Martin Lowry: uma interface entre a História da Ciência e o ensino da Teoria de Ácidos e Bases
Juliane Larissa Barbosa Santos, André Silva Reis, Maria Dulcimar de Brito Silva e Ronilson Freitas de Souza
DOI: 10.31792/978-65-88106-11-2

As novas tecnologias como ferramentas de auxílio no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais
Rita Alvires da Silva Batista, Raylana de Souza Pereira, Lyandra Pinheiro da Cunha, Claudia Izobel Santos Cruz e José Fernando Pereira Leal
DOI: 10.37423/200601572

Atuação do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social do município de Marituba: Limites e possibilidades
Antônio Cícero Mota dos Santos e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
DOI: 10.24824/978655578116.8

Das histórias de vida aos percursos formativos de professores de Química e de Física no Arquipélago do Marajó
Jacirene Vasconcelos de Albuquerque e Rosália Maria Ribeiro de Aragão
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJI

Fundamentos epistemológicos das práticas socioambientais
Priscyla Cristinny Santiago da Luz e Maria de Fátima Vilhena da Silva
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJG

O lúdico através de jogos didáticos como auxílio em aulas de tabela periódica para alunos do 9º ano
Catarina Estumano Bandeira, Felipe Augusto da Silva Ripardo Filho, Jéssica de Souza Viana, Lourivaldo Silva Santos, Lucio Flavio Pires Santos, Luely Oliveira da Silva, Manoel Leão Lopes Junior, Marivaldo José Costa Corrêa e Raílda Neyva Moreira Araújo
DOI: 10.22533/at.ed.51520240312


TRABALHOS EM ANAIS

Análise da experimentação no ensino de Ciências e Biologia 2000 a 2018
Jéssica Cristina de Almeida Maciel, Vitória Virginia Silva Paiva e Inês Trevisan
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJE

O estágio supervisionado em ambientes não escolares: Trocas de vivência no Centro de Ciências e Planetário do Pará
Andréa Soares da Silva, Eduardo Matheus Brasil Machado, Victor Pinheiro Monteiro e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJA

Oficinas pedagógicas: produção de recursos didáticos a partir da matéria do miriti
Priscyla Cristinny Santiago da Luz, Ivana Thariny de Lima Leal, Emily Lobato Pereira, Alan Cleiton dos Santos Branco e Armindo dos Santos Negrão
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWJy

Produção de materiais de Biologia adaptados para alunos com deficiência visual
Emily Emanuele Monteiro Sena e Ines Trevisan
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWH8

Educação ambiental e abordagem CTSA: Construção de protótipo fotovoltaico utilizando Led’s
Wesley Lins Pimentel, Jailson Ferreira de Oliveira, Joás Murilo Nunes, Luis Felipe Silva da Costa, Alan dos Reis Silva e José Fernando Pereira Leal
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWKg

Histórias em quadrinhos e aprendizagem significativa: Uma estratégia metodológica para o Ensino de Física
Rita Alvires Da Silva Batista, Joás Murilo Nunes, Luis Felipe Silva da Costa, Jailson Ferreira de Oliveira, Wesley Lins Pimentel e José Fernando Pereira Leal
LINK PERMANENTE: https://abre.ai/dWKD