Seja bem-vindo ao site do programa de mestrado acadêmico em Ciências Ambientais da UEPA

Inserção Social

 

1. Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) foi autorizado pela Capes no final do ano de 2010 e sua primeira turma foi implementada em 2011. No ano de 2012, o PPGCA/UEPA lançou seu primeiro Evento - o Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.

O Simpósio é realizado anualmente e é voltado primordialmente para tratar das Ciências Ambientais numa perspectiva multidisciplinar/interdisciplinar. Atualmente, o Simpósio contempla mais de 70 áreas de interesse.

No Simpósio é possível participar de conferências, palestras, mesas-redondas, painéis, minicursos, oficinas, visitas de campo e apresentar trabalhos na forma de Resumo e Trabalho Completo. Além disso, todos os trabalhos aceitos são publicados nos Anais do Simpósio que já tem inclusive ISSN.

2. Escola de Verão

O Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará é um programa que oportuniza a graduados – em qualquer área do conhecimento – a formação em nível de pós-graduação stricto sensu. Acontece que além do compromisso acadêmico, este mestrado tem um compromisso com a sociedade e é nessa conjuntura que foi idealizada a Escola de Verão da Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA.

O evento se destina a pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, bem como a toda a comunidade. A programação é multidisciplinar e o evento ocorre anualmente no mês de julho. Além da ampliação do conhecimento, todos os participantes recebem um Certificado.

3. Escola de Inverno

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado do Pará, promove anualmente a Escola de Inverno na Amazônia. A Escola ocorre sempre no mês de janeiro.

Os objetivos são oferecer oportunidade de estudos aos alunos de graduação, pós-graduação e membros da comunidade que desejam ampliar seus conhecimentos no período de férias, permitir maior aproximação entre a comunidade acadêmica e capacitar recursos humanos em assuntos relacionados às Ciências Ambientais, nas perspectivas econômica, social, ambiental, cultural e institucional.

4. Seminários da Pós-Graduação

Estes Seminários são ofertados mensalmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado do Pará, com o objetivo de socializar informações atualizadas sobre questões ambientais, associadas à aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais e de infraestrutura.