Seja bem-vindo ao site do programa de mestrado acadêmico em Ciências Ambientais da UEPA

Apresentação

 

            O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em nível de mestrado acadêmico, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na 122ª Reunião do Conselho Técnico Consultivo (CTC), realizada em Brasília (DF), no período de 25 a 29 de Outubro de 2010, e faz parte da área de avaliação denominada Interdisciplinar.
            O objetivo do PPGCA é formar recursos humanos para atuarem no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento da área ambiental através do conhecimento interdisciplinar e domínio de tecnologias aplicadas no entendimento e resolução dos problemas que envolvem as relações homem-ambiente. Além disso, o curso visa também promover a conexão entre o saber acadêmico e as realidades sociais, permitindo que os resultados gerados a partir dessas pesquisas beneficiem tanto a população, quanto o setor produtivo, respeitando as realidades distintas dos ambientes amazônicos.
            O Curso é ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e funciona nas instalações do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da UEPA. Em sua estrutura, apresenta uma área de concentração “Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira” e duas linhas de pesquisas “Meio Ambiente e Sustentabilidade” e “Estudos de Ecossistemas Amazônicos”. Para dar suporte a estas linhas, o programa possui 20 disciplinas, sendo 4 obrigatórias e 16 eletivas, além de 12 áreas de interesse.
            Atualmente, o PPGCA oferta 12 vagas, sendo que o quadro docente é composto por 12 professores permanentes, além de participantes externos, que provêm dos vários centros da UEPA e também da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com a finalidade de manter uma atmosfera interdisciplinar e assim facilitar a pesquisa diante da complexidade dos problemas ambientais.
            O PPGCA destina-se a portadores de diploma de curso superior de graduação, em qualquer área de conhecimento. É a partir da união de profissionais com diferentes formações que a área interdisciplinar se diversifica, sendo a que mais cresce junto a Capes, devido sua propensão natural para produção do conhecimento nos domínios da ciência, tecnologia e inovação.   

Prof. Dr. Altem Nascimento Pontes
Coordenador do Mestrado