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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONAL "CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL"
"MESTRADO CIPE"

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Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

 





Início

 

PROGRAMA

Dados cadastrais


Proposta

Avaliações da CAPES


Financiadores


Linhas e Núcleos


Projetos de pesquisa


Disciplinas


Turmas
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PESSOAS


Docentes


Discentes / NPI


Egressos


Participantes externos

Ensino médio

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PRODUÇÕES ACADÊMICAS


Trabalhos de conclusão


Produção Técnica


Produção intelectual


Produções mais relevantes


Premiações


Recortes de Jornal

 

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RELATÓRIOS, ATAS e RESOLUÇÕES


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FALE CONOSCO

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Galeria de
Fotos e Eventos

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DOWNLOADS

 

 

PROPOSTA:




 


Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
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2016 O MESTRADO CIPE – HISTÓRICO

O mestrado profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Mestrado CIPE) nasceu do processo evolutivo natural do “Laboratório de Cirurgia Experimental - LCE” da Universidade do Estado do Pará e seu estreitamento de relações com dois outros núcleos de pesquisa dentro do mesmo campus da Universidade: O “Laboratório de Morfofisiologia Aplicada à Saúde - LMFAS” e o “Laboratório de Biologia Molecular e Diagnóstico Sorológico - LBMDS” que já produziam pesquisas em comum há algum tempo.
Criado em 1997 para dar suporte à Disciplina de “Técnica Operatória, Cirurgia Experimental e Anestesiologia – TOCEA” do projeto pedagógico recentemente implantado, assim como estimular a iniciação científica dentro do quadro discente do curso de Medicina, rapidamente expandiu suas fronteiras, passando a receber alunos não só do Curso de Medicina, mas também de outros Cursos da área da Saúde que passaram a desenvolver seus Trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) nas dependências do LCE.
Nestes 18 anos, com a chegada de novos docentes de suas pós-graduações o corpo constituinte do LCE ganhou novos integrantes, passando a incrementar suas linhas de pesquisa e dar origem a novos grupos como o LMFAS que passou a ter produção própria além de dar suporte às Disciplinas de Morfologia e Fisiologia na Universidade.
Em 2006 houve a primeira tentativa de apresentação de um APCN, no entanto ficaram evidentes as fragilidades dos grupos de Pesquisa e Laboratórios constituintes do projeto, que a partir daí foram trabalhadas e solucionadas, propiciando em 2013 a apresentação do atual projeto que deu origem ao “Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental” do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará. (Mestrado CIPE).
O Mestrado CIPE hoje, visa oferecer qualificação Stricto sensu a profissionais da saúde que estejam preferencialmente vinculados a pesquisa, docência e a serviços de saúde, sendo hoje o núcleo mais avançado do complexo de ensino do CCBS destinada ao ensino de graduação, pesquisa, extensão e pós-graduação, centrado nas áreas cirúrgicas e a fins.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA NO CCBS

O CCBS hoje possui seis cursos de graduação: Enfermagem, Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Biomedicina e Terapia Ocupacional. Nos quais tem, matriculados em 2015, 3.138 alunos, sendo 2.088 na Capital e 1050 no Interior do Estado do Pará.
Em Santarém, além dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia foi implantado em 2006 o curso de Medicina com um projeto pedagógico integrador utilizando metodologias ativas de aprendizagem.
No diretório do CNPq tem cadastrados 13 grupos de pesquisa nas áreas de Saúde Coletiva, Medicina, Enfermagem e Educação Física.
Com relação a Pós-graduação Lato Sensu, o CCBS possui cerca de 600 alunos matriculados nas seguintes especializações: Perinatologia, Desenvolvimento Infantil, Medicina do Trabalho, Saúde Pública, Saúde da Família, Fisioterapia Cardiorespiratória, Geriatria e Gerontologia,Qualidade de Vida no Trabalho, Hemoterapia, Administração Hospitalar.
Possui ainda as residências médicas em Dermatologia, Ortopedia, Cirurgia da mão, Medicina de Família e Comunidade, Geriatria, Patologia e a Residência Multiprofissional.
No Stricto sensu o CCBS possui programas de MINTER e DINTER apoiados pela CAPES, FAPESPA e recursos próprios. São o Doutorado em Pediatria, em convênio com a UNIFESP, Doutorado e Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários em convênio com a UFPA, Doutorado em Enfermagem, em convênio com a Escola Anna Nery da UFRJ, Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde em convênio com o Ministério da Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública- ENSP-Fiocruz, exclusivo para os profissionais dos serviços de saúde ligados ao SUS.
Como programas próprios, atualmente o CCBS-UEPA possui três programas de Pós-graduação Stricto sensu recomendados pela CAPES: Mestrado em Biologia Parasitária na Amazônia (conceito 4), Mestrado Profissional “Ensino em Saúde na Amazônia” (conceito 3), Mestrado em Enfermagem (conceito 3) e o Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (conceito 3).
A Criação do Mestrado CIPE ajustou-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Estado do Pará (PDI/UEPA). O PDI/UEPA estabeleceu para a Área de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação objetivos estratégicos específicos com sustentabilidade em dados da Região Amazônica como o déficit de desenvolvimento humano revelado nos baixos índices de escolaridade e de profissionalização, na presença de doenças, de desnutrição e do alto grau de mortalidade infantil, que se alastra principalmente na zona interiorana dos estados da Região Norte.
O Plano tem como missão a capacitação de profissionais que possam intervir nessa realidade e superar esse cenário, a partir da produção de conhecimento nas diferentes áreas específicas e que contribua para a qualidade de vida do homem amazônida, estabelecendo entre suas metas: a
qualificação do corpo docente para no prazo de 10 (dez) anos atingir o percentual de 80% de seus docentes entre mestres e doutores e a instituição de Núcleos e Programas de Pesquisa na Capital e Interior do Estado do Pará, voltados para o desenvolvimento regional.
Neste contexto, a UEPA tem desde a implantação do PDI comprometimento com implantação e apoio a novos programas Stricto sensu como o Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental, por adequar-se as metas estabelecidas e ao esforço institucional, no sentido de suplantar a miséria social estampada tanto na periferia das capitais nortistas como na zona rural.
A proposta desse mestrado é diferenciada porque tem como sustentação teórica a concepção científica que articula a inter-relação da Cirurgia Experimental com as chamadas ciências básicas da área da saúde, com uso de estratégias interdisciplinares na pesquisa experimental para capacitar profissionais a produzir conhecimento e tecnologias, melhorar a atuação no campo das atividades experimentais, utilizar a pesquisa para melhorar a sua atuação profissional nos serviços de saúde, compreender e intervir adequadamente na realidade amazônica, caracterizada como complexa e singular. A compreensão das principais classificações dos modelos experimentais em pesquisa é fundamental para o aperfeiçoamento e comprovação de técnicas e procedimentos já existentes, assim como para o desenvolvimento de outros.
O mestrado profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental estabelece hoje mecanismos de fortalecimento e valorização do trabalho interdisciplinar na investigação, associado à áreas temáticas prioritárias visando a promoção da pesquisa regional.
Este enfoque reflete o desafio fundamental da integração entre as diversas áreas do conhecimento a partir de estudos inter e transdisciplinares, bem como pela criação de novas disciplinas que se fundem nesses processos.
Com o Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental a mente de nossos docentes vem rapidamente se modificando passando a titular profissionais habilitados à tomada de decisões, e que sabem identificar, reconhecer, e, sobretudo, utilizar-se da pesquisa como elemento que agrega valor à sua atividade cotidiana. Esse profissional ao empoderar-se de conhecimento, adquire visão crítica e plural para interferir positivamente no ambiente profissional, promovendo o fortalecimento de sua instituição de trabalho.
A formação de mestres em Cirurgia e Pesquisa Experimental confere à região produção de conhecimento e prestação de serviços, que se caracteriza pela intervenção interdisciplinar e multiprofissional, o que atende as necessidades do homem amazônida que está inserido em um complexo contexto sócio-ambiental sob a ação de fatores biossociais que requerem o cuidado tanto médico quanto terapeuta, sendo esse o perfil conferido aos profissionais capazes de responder às demandas sociais no campo da Saúde, considerando os contextos epidemiológicos, sociais e ambientais, com enfoque no cenário regional, sem perder de vista as dimensões nacional e internacional.
O Programa possui docentes graduados em diferentes profissões da saúde, tais como: médicos, fisioterapeuta, biomédico, titulados em programas de pós-graduação Stricto sensu reconhecidos e consolidados no Brasil por sua produção científica como UFPA, USP, UNIFESP, UNESP. Dentre os critérios de seleção do corpo docente incluem-se: experiência na área obtida através da participação e/ou coordenação de projetos de pesquisa, ensino na especialização, orientação de trabalhos de iniciação científica, orientação de trabalhos de conclusão de curso, assim como publicações de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, produção técnica na área em questão, além do comprometimento e efetiva participação nas atividades de serviços de saúde, preceptorias e orientação de estágios na área da saúde.
O Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental tem compromisso na formação de profissionais comprometidos com os novos conceitos e práticas em pesquisa experimental, com processos dinâmicos de transformação e inovação institucional, que atuam como indutores de mudanças em suas instituições de trabalho.


O QUE FOI DETECTADO NO PRIMEIRO ANO DO CURSO?

Desde sua implantação com o início da primeira turma com 13 pós-graduandos em agosto de 2014, o Mestrado CIPE, vem passando por um processo contínuo de aprendizado coletivo e se adequando às novas diretrizes da CAPES para Mestrados Profissionais.
Em agosto de 2015 passou por sua primeira avaliação interna na Reunião da Medicina III da CAPES em Brasília, na qual foram detectados pontos de fragilidade do programa como, por exemplo: uma inserção social básica e ainda bastante superficial; página da internet incompleta, somente na língua portuguesa e sem informações e direcionamentos aos pós-graduandos e docentes permanentes; disciplinas não totalmente interligadas às diretrizes e vocações do mestrado; o não alinhamento de algumas linhas de atuação científico tecnológicas com a proposta implantada; deficiência na captação de recursos externos, dentre outras menores.

O QUE MELHOROU?

Imediatamente estes pontos analisados passaram a ser trabalhados, iniciando-se processo de discussão junto a Secretaria de Saúde do Estado do Pará para o apoio e implantação de projetos do Mestrado como por exemplo o programa de controle e re-implante de escalpos em crianças ribeirinhas de comunidades amazônidas em Belém e o programa de atendimento odonto hospitalar à menores especiais com problemas odontológicos, peri e ortodônticos graves, no Município de Marabá.
A página da internet foi reestruturada com informações direcionadas à candidatos ao Mestrado, aos discentes e docentes do mesmo, assim como aos professores colaboradores e visitantes externos. Sua forma foi adequada à Plataforma Sucupira, assim como esta sendo providenciada a versão nas línguas Inglesa, Francesa e Espanhola, como forma de visibilidade e internacionalização do Mestrado.
Duas disciplinas consideradas com conteúdo inadequado e não alinhadas às diretrizes foram excluídas da grade e introduzidas em seu lugar as disciplinas de “Empreendedorismo” e “Metodologias ativas de ensino”, a fim de preencher lacuna de aprendizado em importantes linhas de atuação do Programa.
Foi realizado um realinhamento de algumas linhas de atuação científico tecnológicas com a proposta implantada, passando o Mestrado a ter seis linhas bem mais definidas, claras e direcionadas à vocação da proposta, e que passaram a englobar a totalidade dos projetos em andamento, facilitando inclusive o fortalecimento de ações junto às Secretarias de Estado e outras instituições públicas e privadas que ora se juntam como parceiros do programa.

O QUE SE PRETENDE FAZER

Junto ao corpo docente e a Reitoria passou-se mais claramente a pensar em formas de captação externa de recursos, sendo proposta a criação do “Núcleo de apoio a pós-graduação”, o qual seria formado por secretárias, pedagogas, o setor de relações internacionais da Universidade, juntamente com o Departamento estatística e de Letras que comporão o grupo com professor capacitado em inglês técnico na área da saúde e secretaria habilitada e treinada nas Plataformas Lattes e Sucupira. O grupo teria como principal finalidade o apoio aos programas de pós-graduação na produção de projetos, captação de recursos e internacionalização dos programas.

OBJETIVOS
GERAL
O Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental irá formar profissionais comprometidos com os novos conceitos e práticas em pesquisa experimental, com processos dinâmicos de transformação e inovação institucional, para atuarem como indutores de mudanças em suas instituições de trabalho.
ESPECÍFICOS
a) O Mestrado profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) destina-se a conferir ao candidato habilitado o título de Mestre em Cirurgia e Pesquisa Experimental.
b) O Mestrado CIPE está organizado na forma de Mestrado Profissional e visa proporcionar aprofundamento do conhecimento técnico científico, bem como o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas operacionais, desenvolver processos, produtos e metodologias na área de cirurgia e pesquisa experimental.
c) O Mestrado CIPE tem o objetivo de oferecer qualificação Stricto sensu a profissionais da saúde que preferencialmente estejam vinculados à pesquisa, docência e a serviços de saúde, a fim de contribuir para conhecimento técnico-científico, capaz de influenciar positivamente a área da saúde, objetivando a sua melhoria de qualidade.
d) Formar profissionais da saúde numa perspectiva interdisciplinar capazes de responder às demandas sociais no campo da cirurgia e pesquisa experimental, considerando os contextos epidemiológicos, sociais e ambientais, com enfoque no cenário regional, sem perder de vista as dimensões nacional e internacional.
e) Fortalecer os processos de investigação experimental que se voltam para o conhecimento de processos de saúde/adoecimento que afetam a população da Amazônia;
f) Conhecer normas e legislação fundamentais relativas à investigação laboratorial in vivo com animais de laboratório, in vitro e com a espécie humana;
g) Conhecer as bases morfofuncionais e biopatológicas do planejamento e do desenvolvimento de pesquisas com modelos experimentais;
h) Ser capaz de emitir um parecer crítico fundamentado, em termos de Ética/Bioética, incluindo o Bem-Estar Animal, relativos a projetos de Cirurgia e Pesquisa Experimental;
i) Ser capaz de elaborar projetos de investigação em Cirurgia e Pesquisa Experimental;
j) Ser capaz de executar procedimentos laboratoriais com animais de experimentação, tais como a coleta de produtos para análise e exames assim como empregar técnicas de cultura de tecidos para estudos de Pesquisa Experimental;
k) Formar e aperfeiçoar pós-graduandos com estímulo a programas de educação continuada em experimentação animal;
l) Respeitar normas éticas e legais que regem a utilização de animais em procedimentos científicos, reprovando a experimentação desnecessária e desenvolver modelos não animais alternativos de ensino e pesquisa.

PERFIL DO EGRESSO
Espera-se formar profissionais das Ciências Biológicas e da Saúde numa perspectiva interdisciplinar capazes de responder às demandas sociais no campo da cirurgia e pesquisa experimental, considerando os contextos epidemiológicos, sociais e ambientais, com enfoque no cenário regional, sem perder de vista as dimensões nacional e internacional.
Este profissional deverá ao finalizar o programa ser capaz de:
Fortalecer os processos de investigação experimental que se voltam para o conhecimento dos processos de saúde/adoecimento que afetam a população da Amazônia;
Conhecer as normas e legislação fundamentais relativas à investigação laboratorial in vivo com animais de laboratório, in vitro e com a espécie humana;
Conhecer as bases morfofuncionais e biopatológicas do planejamento e do desenvolvimento de pesquisas com modelos experimentais;
Ser capaz de emitir um parecer crítico fundamentado, em termos de Ética/Bioética, incluindo o bem-estar animal, relativos a projetos de Cirurgia e Pesquisa Experimental;
Ser capaz de elaborar projetos de investigação em Cirurgia e Pesquisa Experimental;
Ser capaz de executar procedimentos laboratoriais com animais de laboratório, tais como a colheita de produtos para análise e exames;
Empregar técnicas para estudos de Pesquisa Experimental.
Começar a induzir, formar e aperfeiçoar pessoal com estímulo a programas de educação continuada em experimentação animal;
Respeitar às normas éticas e legais que regem a utilização de animais em procedimentos científicos, reprovando a experimentação desnecessária;
Em resumo, formar um profissional capacitado não somente a mudar sua realidade, mas também, capaz de induzir a formação de novos profissionais com a finalidade de gerir o processo de mudança na sociedade, visando o bem-estar social e qualidade de vida.

Total de Créditos para Titulação:

Disciplinas:20
Tese/Dissertação:5
Outro:5
Periodicidade de Seleção:Anual
Vagas por Seleção:12
Descrição sintética do esquema de oferta do curso:

O aluno deverá completar, no mínimo, 30 (trinta) créditos correspondentes a 450 (quatrocentos e cinqüenta horas), assim distribuídos:
a) 10 (dez) créditos em disciplinas obrigatórias da área de concentração;
b) 10 (dez) créditos em disciplinas optativa da linha de pesquisa, conforme indicação do orientador;
c) 5 (cinco) créditos em Trabalho de Conclusão de Curso
d) 5 (cinco) créditos em outras atividades: Estágio, Publicações, Participação em eventos, geração de protocolos, produtos tecnológicos,
patentes
OBS: Para cada um Crédito equivale 15 horas/aula.

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Secretária do Mestrado CIPE - Bloco B - Sala 2 - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus II -Universidade do Estado do Pará
Travessa Perebebuí 2623 - Bairro do Marco - Belém do Pará - Brasil. CEP: 66.095.661

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