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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO
PROFISSIONAL "CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL"
"MESTRADO CIPE"
Turmas
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PESSOAS
Ensino médio
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PRODUÇÕES ACADÊMICAS
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RELATÓRIOS, ATAS e RESOLUÇÕES
_____________________________
Galeria
de
Fotos
e Eventos
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Universidade
do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
DIRETRIZES PARA DOCENTES DO PROGRAMA:
Universidade
do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
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Sr. DOCENTE.
Aqui
o Sr. irá encontrar informações sobre suas atividades
básicas no Programa.
01 - Leia atentamente nosso "Regimento Interno", "Atas"
e "Resoluções" emanadas pelo Colegiado.
02 - Adquira o hábito de ler a página do programa.
03 - Lembre-se de que seus orientados tem prazos a cumprir suas atividades
e o tempo voa.
04 - Acompanhe sempre seu orientado, verifique suas tarefas cumpridas, e
compare seu andamento com o de seus colegas.
05 - Fique atento para as atividades que devem estar prontas para cada Jornada
interna.
06 - Corrija as apresentações de seus orientados, antes de
suas apresentações nas Jornadas.
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Normas de inclusão e permanência de "Docentes Permanentes" no mestrado Cipe:
01 - Apresentar produção
média nível 4 da Capes, nos 4 últimos anos;
02 - Ter pelo menos 1 tese orientada ou co-orientada no programa, defendida no ano corrente.
03 - Ter produção técnica anual que atenda às linhas do programa, produzida em conjunto com outros docentes e pós-graduandos do Programa.
04 - Ser membro constituinte de pelo menos um NPI (Nucleo de Produção Intelectual) do programa, com produção efetiva no ano.
05 - Participar ativamente da programação de pelo menos uma das linhas de pesquisa do programa.
06 - Para novos DPs, além das anteriores, ter seu nome aprovado pelo colegiado do programa.
Obs: Estas e outras normas estão sujeitas a decisões do colegiado.
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ATIVIDADES
DOS DOCENTES NO PROGRAMA:
(Serão avaliadas
pela CAPES)
Atividades junto ao Programa
---01-
Orientar e co-orientar alunos do segundo grau, discentes, residentes e pós
graduandos ligados ao Programa.
---------(Formar,
manter e ampliar uma equipe dentro de sua linha)
---02-
Comparecer
e participar das reuniões de Colegiado.
---03-
Comparecer
e participar das Jornadas internas de acompanhamento e não somente
da apresentação de seus orientandos.
---04
- Dar aulas na Graduação e na Pós-graduação
(coordenar pelo menos uma disciplina)
---05
- Captar recursos em nome do Programa (Bolsas não contam como captação)
---06
- Coordenar projetos junto aos Comitês de Ética, Universidade
e Agências de Fomento, nacionais e internacionais.
---07
- Fechar e manter parcerias de cooperação nacionais e internacionais
pelo Programa.
Atividades Pessoais
---01
- Manter
Lattes atualizado.
---02
- Ter
e manter no mínimo produção Nível 4 da Capes
A CADA ANO.
---------
01
Capítulo de livro
---------
01 Livro ou manual ou Cartilha
L-ivroas
01 Congresso relacionado a sua linha
--------- 03 Trabalhos publicados em anais
----------01
Trabalho B2 ou superior/ano publicado
--------- 01 Palestra ou mesa redonda
----------02 Projetos aprovados com captação
de recursos na sua linha de atuação
----------Pelo
menos 01 orientando do segundo grau
----------Pelo menos 01 orientando de IC com
bolsa extra universidade
----------Pelo
menos 01 orientando de PG com bolsa extra universidade
----------01
Novo orientado no Programa
----------Ao
menos 01 Defesa/ano de seus orientados no Programa
---03
- Editorar
a pelo menos uma revista científica.
---04
- Executar
ao menos 4 outros
trabalhos técnicos por ano.
---05
- Atingir
o status de Pesquisador do CNPq
Atividades junto aos pós-graduandos
---01-
Estimular e orientar a realização
de Projetos, preferencialmente com captação de recursos.
---------- Aos Comitês de Ética
---------- De pesquisa: UEPA, FAPESPA, CNPq,
FINEP, Outras
---------- De extensão: UEPA, FAPESPA.
Estimular a realização de atividades de produção
técnica, PREFERENCIALMENTE, havendo co-autorias:
(Orientador, co-orientador, outros pós-graduandos,
residentes, discentes com ou sem iniciação científica,
alunos do segundo grau).
Quanto maior for o envolvimento do staff do programa melhor.
---02- Produção Técnica
aceita. (pessoal e de pós-graduandos)
---------- Assessorias e ou consultorias
---------- Capítulos de livros
---------- Livros
---------- Cartilhas
---------- Cursos
---------- Desenvolvimento e ou aprimoração
de manequins de treinamento
---------- Desenvolvimento de material didático
e ou instrucional (impresso ou eletrônico)
---------- Desenvolvimento de softwares
---------- Desenvolvimento de hardwares
---------- Participação em Congressos
da área (como ouvinte)
---------- Trabalhos publicados em anais de
Congressos
---------- Pareceres em Comitês
---------- Participação em comissões
de sindicâncias
---------- Participação em Bancas
de trabalhos científicos
---------- Participação em Comissões
de concursos
---------- Elaboração de provas
de concursos
---------- Produtos tecnológicos
---------- Processos e técnicas
---------- Trabalhos técnicos
---------- Elaboração de Cursos
de curta duração
---------- Coordenação de Cursos
de curta duração
---------- Aulas ministradas em Cursos de curta
duração
---------- Participação em Editoração
de revistas
---------- Entrevistas, mesas redondas, programas
e comentários na mídia
---------- Relatórios de pesquisa
---------- Criação de websites
e blogs
---------- Outras produções técnicas
---03- Captação de recursos
(Exceto bolsas)
---------- Valores destinados diretamente
ao programa.
---------- Doação de materiais
insumos e ou equipamentos.
---------- Patrocínios para manutenção
de equipamentos.
---------- Doações de insumos.
---04
- Parcerias
interinstitucionais. (Meta: parcerias internacionais)
---------- Parcerias com outros laboratórios
/ programas / instituições. Nacionais e ou internacionais.
---05 - Produção Bibliográfica
---------- Tem importância no
Mestrado profissional, é equiparada a produção técnica,
porém, não é a finalidade primordial do -----------------Programa,
como ocorre no Mestrado Acadêmico.
---06 - Inserção
social.
---------- Formação
de outros discentes do segundo grau, da graduação e ou da
Pós, formando recursos humanos
---------- ---------- qualificados para a administração
pública, sociedade civil e formação de novos profissionais?
---------- Contribuir para o desenvolvimento
microrregional, regional e/ou nacional?
---------- Contribuir para a melhoria do ensino
básico, médio, graduação, técnico/profissional
e ou para o desenvolvimento de
---------- ---------- propostas inovadoras
de ensino?
---------- Contribuir para a geração
de “livros-textos” para a graduação e Pós,
e ou de livros didáticos para o ensino fundamental e ----------
---------- médio?
---------- Contribuir com a implantação
de um programa de saúde coletiva capaz de revolucionar uma rede de
atendimento público,
---------- ---------- visando qualidade e não
quantidade?
---------- Ou seja: Em que minha orientação
contribuirá para mudar minha sociedade ou meu pais?
---07 - Geração de patentes /
Direitos autorais
---------- Produtos gerados de minhas orientações
serão capazes de gerar o depósito de uma patente e ou Direito
autoral?
---------- Quais "produto técnicos
e ou tecnológicos" posso gerar a partir de minhas orientações?
---
08
- Acompanhar de perto a obtenção integral de créditos
em Disciplinas obrigatórias, optativas e atividades extras ----------de
seus orientados.
---
09 - Cobrar a
todo tempo a proficiência na Lingua Inglesa de seus orientados.
----10
- Escolher o melhor momento e solicitar ao Colegiado a marcação
da Defesa da tese de seus orientados indicando a Banca para os mesmos.
(Um dos
membros deverá preferencialmente ser de fora do Estado).
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Cobre antecipadamente de seus orientados o conteúdo das atividades que serão apresentados em seu nome nas Jornadas do Programa:
1ª
Jornada de Projetos:
O que pretendo fazer no Programa?
Apresentação do Projeto de Tese (Título, Introdução,
Método, Riscos, Orçamento, Cronograma, etc.)
Apresentação e defesa do "Plano estratégico"
da Tese a ser implantado.
2ª
Jornada de efetivação:
Jornada de apresentação de projetos já aprovados no
CEP/CEUA.
Posição atual de efetivação do Plano estratégico.
3ª
Jornada de pré qualificação:
O que já cumprí de meus afazeres?
O que já produzi com minha tese?
O que falta eu cumprir para marcar minha defesa?
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O QUE A CAPES QUER NA FORMAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO?
DÚVIDAS FREQUENTES:
01) Diferença entre programa e curso de pós-graduação
R- O programa é um conjunto de cursos de pós-graduação
gerenciados pela IE, que preferencialmente devem ter interligações
ou pontos comuns de interesse, sempre visando produzir para a comunidade.
O curso de pós graduação é a estrutura conhecida
de Mestrado e ou Doutorado.
02) O que é mais fácil credenciar um curso ou o programa.
R- O processo é exatamente o mesmo, e se baseia na pontuação
dos professores participantes. Logo é mais fácil credenciar
um programa, pois assim, com um só processo junto a capes, todos
os cursos serão reconhecidos de uma só vez.
03) Quantos professores de fora do curso posso ter ministrando aulas e
orientando teses?
R- até 20%
04) O que é um professor NRD6?
R- É um professor 40h (não precisa ser DE), com no mínimo
60% de sua carga horária voltada para a pós-graduação
e produção científica na área (por ano, 03 trabalhos
em anais, 01 publicado em revista A ou B (CAPES) e 01 orientação
de tese concluída / ano).
05) Qual a conseqüência de não ter professores NRD6?
R- Queda da nota, não credenciamento ou perda do mesmo por parte
da CAPES.
06) Quem pode orientar os alunos do curso?
R- Professores (de preferência NRD6), que efetivamente estejam ministrando
disciplinas no Curso. Alem destes posso ter até 20% de professores
de fora (que não ministram disciplinas no curso). Os demais só
podem ser co-orientadores.
07) Para a CAPES, até quantas teses um professor pode orientar?
R- 04 +/- 01 de cada vez, independente de serem todas do seu curso ou de
um outro curso qualquer. O total máximo é 05.
08) No currículo Lattes, o que devo colocar e como?
R- É importante que a produção seja o mais concentrada
possível na mesma área de concentração e na
mesma linha. Ex: se um professor tem em seu currículo 32 palavras
chave e 8 áreas de concentração, significa para a CAPES
que ele pulveriza sua produção, logo sua nota ira cair bastante,
e em conseqüência a do Curso também.
09) Características de um GRUPO DE PESQUISA
R- Organização de pessoas, considerando uma liderança
(determinada pela experiência e destaque na área científica
e tecnológica e com envolvimento permanente com a pesquisa) e uma
linha de pesquisa.
10) O que é uma linha de pesquisa?
R- São temas aglutinadores de estudos científicos, de onde
se originam os projetos de pesquisa afins.
11) Quem pode ser do grupo?
R- Um líder de grupo, outros pesquisadores (no máximo 10 mestres
ou doutores) e estudantes, todos trabalhando dentro de uma linha de pesquisa.
12) Qual a nota mínima para o reconhecimento de um curso pela CAPES?
R- Para reconhecimento (0 a 7) mínimo 5 , no Norte mínimo
3
13) Como a CAPES avalia a produção do professor
R- Linha de pesquisa
Publicações
01 em revista A ou B (CAPES)
03 em anais de congressos
01 Tese por ano
COMO FORMAR O PROGRAMA
1) Listar DOUTORES da IE
2) Verificar quais tem VOCAÇÃO
- Já publicam regularmente
- Querem dar aulas na pós
- Tem disponibilidade para orientar até 4, +/- 1 tese
- Organizar os grupos de pesquisa
i. Doutor, mestres, residentes, alunos.
3) Identificar as LINHAS que estes doutores produzem.
4) Agrupar as linhas de pesquisa por interesses comuns ou possíveis
parcerias futuras, nascendo assim as ÁREAS TEMÁTICAS.
5) As diferentes áreas temáticas, juntas, formarão
o CURSO.
6) Os Cursos juntos formarão o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DIRETRIZES DO CURSO
1) A partir das ÁREAS TEMÁTICAS, os alunos deverão
ser instrumentalizados para se encaixar nas linhas de pesquisa.
- Receber conhecimento básico a todo pesquisador (Núcleo comum)
- Receber conhecimento direcionado a instrumentalização na
linha de pesquisa em que vai trabalhar.
2) O fundamental é a produção na linha (por a mão
na massa). As disciplinas são secundárias.
3) Cada aluno deverá realizar no Mestrado 30 créditos =>
10 a 11 disciplinas (núcleo comum + núcleo específico)
e no Doutorado 54 créditos => 17 a 19 disciplinas (núcleo
comum + núcleo específico).
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Secretária do Mestrado CIPE
- Bloco B - Sala 2 - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
- Campus II -Universidade do Estado do Pará
Travessa Perebebuí 2623 - Bairro do Marco - Belém do Pará
- Brasil. CEP: 66.095.661
Fones:
+55(91) 3277-5988 e 3276-
0829 ----- ------
e-mail:
mestradocipe@gmail.com