Projetos

O projeto de extensão InterAção envolve professores, graduandos e pesquisadores integrantes do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (CNPq/ UEPA) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade E Memória (CNPq/USP).

A parceria firmada entre os grupos caracteriza-se pela interinstitucionalização de atividades extensionistas (conferências, rodas de conversa, entrevistas, lançamento de livros com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo facebook) e de difusão (promoção de cursos de difusão científica realizados online na plataforma da USP).

O projeto visa a ampliação e o fortalecimento de ações de democratização e internacionalização da ciência por meio da disseminação de estudos e de alternativas construídas em diálogo estabelecido entre a academia e grupos sociais organizados, na busca de minimizar problemas vivenciados por sujeitos e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A visualidade do título do projeto, InterAção, pretende destacar o processo de formação por justaposição que deu origem a este signo: Inter “no interior de dois; entre; no espaço de” e ação “ato ou efeito de agir”. No Dicionário online, o verbete Interação assume os sentidos de: “Influência recíproca entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra” e “a interação da teoria e da prática”. Em Volóchinov (2017 [1929], p. 205), a interação discursiva é função constitutiva da linguagem realizando-se socialmente na enunciação, na palavra enquanto realidade material que liga o eu ao outro.

PROJETO: VIII Círculo – Rodas de Conversa Bakhtiniana, novembro de 2021

Em um momento tão inédito como o atual na história de nossas gerações, no qual uma pandemia corta nossa carne e nos faz ver de perto a morte, convocamos a pensar os sentidos que o GROTESCO pode adquirir nestes tempos e nas possibilidades de pensar na vida, como resposta, como resistência, como estar no mundo eticamente. Como os escritos bakhtinianos nos ensinam, o grotesco é lugar de inserção dos valores contraditórios, em luta, é nascedouro de ambivalências. Nesse sentido, as VOZES, os AMBIENTES e os HORIZONTES que podem ser instaurados a partir da reflexão sobre o GROTESCO DOS NOSSOS TEMPOS entram na ordem do dia e nos fazem responder com toda a forma de palavra de ordem que possamos proclamar. Quais são as suas palavras para responder a este mundo?
Assim, queremos com esse RODAS compreender onde e como as forças libertárias de nossos dias nascem, se nutrem, vivem, enfim; e como elas podem ser encontradas nestes dias de tanta treva e temor. Queremos convidar a cada um de vocês a estudar os textos
bakhtinianos e deles vertermos uma compreensão do presente a partir desses lugares de observação que anunciamos. Para que tudo se concretize, em breve teremos um site com todas as informações a respeito do evento. As inscrições acontecerão nos dias 06 e 07 de setembro e o custo será de 30,00 reais por participante. Comece, quando possível, seu rascunho para uma escrita de um texto entre 3 e 5 páginas que desenvolva essa temática central, será um gosto receber cada um, depois publicaremos, como sempre, em um e-book depois do evento.