Anais do II Seminário de Pesquisa do Grupo Arte, Religião e Memória – ARTEMI: arte, mística e espiritualidades em tempos de pandemia

Maria Roseli Sousa Santos e Gustavo Soldati Reis (Org.)

O Grupo de Pesquisa Arte, Religião e Memória foi criado em abril de 2013, certificado no Diretório do CNPq em 2015 e desenvolve pesquisas na área das Ciências da Religião articulando o tripé educacional: Ensino, Pesquisa e Extensão.

O tema do II Seminário foi pensado a partir de uma questão norteadora: o que significa refletir os múltiplos sentidos da vida a partir de uma experiência histórica recente, caso da pandemia da Covid 19, que parece amplificar justamente o contrário, ou seja, a experiência do absurdo da dor e do sem sentido? Para começar as possibilidades de respostas, nada melhor do que continuar a realizar a razão de ser do Grupo, qual seja, criar interfaces, diálogos entre experiências práticas e de pensamento entre arte, religião e espiritualidades.

Assim, no dia dezoito de janeiro de 2023, o Grupo de Pesquisa reuniu-se em um evento presencial, na Universidade do Estado do Pará, em Belém, quase três anos após deflagrada a crise da Pandemia. Certamente foi um momento muito enriquecedor e de reconhecimento de pluralidades de saberes onde ficou constatado, em várias falas, a importância da arte e de práticas de espiritualidades como indutoras de suporte e vivências de ressignificações existenciais em meio aos dramas e impactos na saúde física e mental de nós que ainda vivenciamos as consequências de um período histórico que marcou a todos irremediavelmente. Testemunho maior disso é o texto que abre esses Anais, fruto da palestra de encerramento proferida pelo Dr. Lucivaldo da Silva Araújo, justamente sobre o impacto de tempos pandêmicos em nossa saúde mental e o diálogo com espiritualidades diversas.

ISBN: 978-65-88106-50-1

Uma resposta para “Anais do II Seminário de Pesquisa do Grupo Arte, Religião e Memória – ARTEMI: arte, mística e espiritualidades em tempos de pandemia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =