As múltiplas visões dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável na Amazônia

Manoel Tavares de Paula e Altem Nascimento Pontes (Org.)

Desde o começo da sua colonização, a Amazônia sofre por ser alvo de atividades econômicas predatórias no uso de seus recursos naturais, como a exploração madeireira ilegal, a mineração e a expansão agropecuária em áreas de floresta. Nas últimas duas décadas, diversas iniciativas têm sido implementadas para promover o desenvolvimento sustentável na região, sendo este um desafio complexo, que envolve o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação ambiental e cultural da região.

Entretanto, nos últimos anos essas iniciativas foram desestimuladas, favorecendo o desenvolvimento econômico em detrimento da proteção ambiental e dos direitos humanos, colocando em risco a saúde e a segurança das comunidades indígenas e tradicionais, e contribuindo para o desmatamento e a degradação da Amazônia.

Apesar disso, a conscientização por parte da população e da comunidade científica sobre a importância do uso dos recursos naturais e da preservação da Amazônia ainda foi mantida. Espera-se atualmente que essas iniciativas de desenvolvimento sustentável na região sejam novamente estimuladas e fomentadas, conciliando o crescimento econômico com a preservação ambiental e cultural da região. Esse panorama de uso dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável da Amazônia é apresentado dentro da visão dos autores de cada capítulo deste e-book.

Com a abordagem de assuntos de diversas áreas do conhecimento, esta coletânea de artigos se apresenta como uma abordagem multidisciplinar, contemplando sobre áreas de proteção ambiental, agropecuária, conservação e uso de flora e fauna, mineração, saúde e recursos hídricos dentro do bioma amazônico. Assim, este e-book pretende somar aos esforços das iniciativas de desenvolvimento sustentável, a fim de estimular o crescimento econômico, bem como garantir a sustentabilidade das populações locais e a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas amazônicos.

ISBN: 978-65-88106-53-2

DOI: 10.31792/978-65-88106-53-2

Uma resposta para “As múltiplas visões dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável na Amazônia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − sete =