CARTEIRAS FUNCIONAL E ESTUDANTIL AGORA SÃO DIGITAIS

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em busca da digitalização e informatização dos processos acadêmicos da Instituição, colocou em vigor, a partir deste mês de outubro, a emissão das carteiras funcional e estudantil de forma online para discentes, docentes e técnicos da Universidade. Para ter acesso aos documentos não é necessário fazer cadastramento, basta usar as credenciais para entrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e emitir as carteiras virtuais.

Esta ação institucional é estimulada pela necessidade de gerar mais agilidade e controle de identificação, de forma assertiva, de todos os membros que compõem a comunidade acadêmica, por meio da validação digital, dentro e fora da Uepa. “As carteiras funcional e estudantil facilitam para que a gente tenha um maior controle sobre as pessoas que entram nos campi. Essa ação faz com que a gente possa, de imediato, saber se a pessoa é ou não aluno da Universidade, por exemplo, assim como os servidores. Isso facilita muito, principalmente, em momento de pandemia em que o trânsito de pessoas é restrito, portanto, a gente tem que ter o controle do acesso dos espaços da Uepa. Então, é importante que a gente possa comprovar de forma mais imediata, mesmo que já exista o nosso crachá, porém com esse documento online é muito mais rápido o acesso, já que só é necessário ter um celular, além dos benefícios que vem atrelado a ela, tal a meia-entrada”, comentou o vice-reitor da Uepa e membro da Comissão de Biossegurança e Infraestrutura, Clay Chagas.

A Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD) já vem trabalhando com o planejamento de identificação estudantil e funcional online há mais tempo, porém esta demanda foi acelerada como parte das ações de controle dos campi da Universidade e solicitada pelo Comitê de Biossegurança e Infraestrutura da Uepa, como conduta institucional prioritária em função do retorno das atividades do calendário acadêmico durante a pandemia. “Essa medida dará maior sensação de pertencimento a todos que fazem parte da Uepa. Nesse período de acesso mais controlado às instalações dos campi, recursos de consultas aos servidores que trabalharão nisso também estarão disponíveis, e amplia o potencial e as oportunidades de informatização da Universidade como um todo, permitindo validação de identificação funcional e estudantil de forma online até para fora das fronteiras da Uepa”, afirmou o titular da DSPD, Ítalo Di Paolo.

O servidor que não tem acesso ao SIGAA poderá acessar a carteira virtual com o mesmo usuário do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGAARH), enquanto que discentes e docentes, para acessar a carteira virtual, basta usar as mesmas credenciais do SIGAA e, caso não possuam, realizar o auto cadastro.

Texto: Daniel Leite Jr