Apresentação

A Diretoria de Desenvolvimento de Ensino é responsável pelo planejamento, organização e acompanhamento das atividades de ensino e gestão acadêmica, por isso, mantém um inter-relacionamento com os gestores acadêmicos e a comunidade acadêmica de modo geral. Este relacionamento é fundamental para o alcance de metas e mudanças necessárias para melhorar a qualidade de ensino.
A Diretoria de Desenvolvimento de Ensino é responsável também por tudo relacionado às atividades referentes aos docentes e é dividida em duas coordenações: a Coordenação de Planejamento Pedagógico e a Coordenação de Programas e Projetos.

Resoluções do CONSUN

Legislação Institucional

Instruções Normativas

Editais

Câmara de Graduação

A Câmara de Graduação é composta por membros do Conselho Universitário e presidida pelo Pró-Reitor de Graduação, tem como competência: 

I – Apreciar os processos que lhe forem distribuidos e, sobre eles, deliberar ou opinar, emitindo parecer que será objeto de decisão do Conselho Pleno; 

II – Responder as consultas encaminhadas pelo Reitor ou Pró-Reitores da área de competência da câmara; 

III – Tomar iniciativa de medidas e sugestões relacionadas com o âmbito de sua competência, a serem propostas ao Conselho Pleno ou diretamente ao Reitor, conforme a natureza da matéria; 

IV – Encaminhar a SOCS (Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores) parecer e voto conclusivo dos processos com 07 (Sete) dias úteis que antecedam à reunião plenária.

Integrantes

Ednalvo Apóstolo Campos – Presidente

Frederico da Silva Bicalho – Docente do CCSE

Eliana Ruth Silva Sousa – Docente do CCSE

Manoel Maximiano Júnior – Docente do CCNT

Lana Claudia Macedo da Silva – Docente do CCSE

Antonio César Matias de Lima – Docente do CCBS

Raimundo Sérgio de Farias Junior – Docente do CCSE

Miguel Costa Silva – Técnico Administrativo Reitoria

Vinicius Santiago Ferreira – Discente do CCSE

Graduação

Atualmente, são ofertados 26 cursos ligados aos Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e 1 curso ligado ao Núcleo de Formação Indígena.

O Processo Seletivo de ingresso de alunos oriundos do ensino médio aos Cursos de Graduação da instituição, em 2016, dar-se-á por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), substituindo o Processo Seletivo tradicional-PROSEL, e ainda pelo Programa de Ingresso Seriado-PRISE iniciado em 2015, de acordo com a resolução vigente. Com relação ao ENEM, os novos critérios de seleção e distribuição de vagas serão definidos por Edital elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação-PROGRAD, por meio da Diretoria de Acesso e Avaliação – DAA.

Transferências Internas e Externas e Diplomados.

O ingresso aos cursos através dos processos de transferências externas e internas de alunos regularmente matriculados na UEPA e em outras Instituições de Ensino Superior nacional e/ou estrangeiras ou de candidatos portadores de diploma de graduação são disciplinados por Editais divulgados anualmente, no final de cada período letivo, na imprensa oficial do Estado e no site www.uepa.br

Cursos