UEPA GARANTE E-MAIL INSTITUCIONAL AOS ALUNOS

Todos os alunos de graduação e pós-graduação matriculados na Universidade do Estado do Pará (Uepa) passam a contar, a partir deste mês, com e-mail personalizado, que dá acesso a todos os recursos do Google para Educação. O cadastro e acesso estão vinculados às credenciais da plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA Uepa) e o aluno deve estar regularmente matriculado no sistema para ter login e senha ativos. Esta é uma iniciativa das equipes de software e infraestrutura da Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD) juntamente com a empresa Inteceleri, parceira oficial Google no Pará.
Para ter acesso ao e-mail, o aluno deve acessar o link https://sistemas.uepa.br/email_aluno/, onde deverá inserir usuário e senha do SIGAA. O próximo passo é aceitar os termos de utilização constantes na Política Institucional de contas eletrônicas e e-mail corporativo da Universidade. Após aceitar os termos e condições, o aluno será redirecionado para uma tela contendo os dados de acesso ao e-mail institucional. Para a segurança do aluno, a senha fornecida deve ser alterada no primeiro acesso ao e-mail.
O e-mail personalizado tem a extensão @aluno.uepa.br, conforme definido na Instrução Normativa 1/2014 da Reitoria, oriunda de uma comissão provisória que debateu as regras e uso das contas eletrônicas e do e-mail institucional no âmbito da Uepa. Entre os benefícios oferecidos, os alunos obterão drive com armazenamento ilimitado, ferramentas educacionais, de colaboração e produtividade, tanto para uso como acadêmico quanto para atividades de estágio e iniciação profissional, que se somarão aos recursos já disponibilizados aos professores da Uepa.
Caso haja algum problema com as credenciais, o aluno deve atentar às seguites situações: Para regularizar matrícula no SIGAA, deve-se tratar com a Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) do campus ou a coordenação do curso. Caso a matrícula esteja regularizada e o aluno tenha problemas com as credenciais, pode procurar o CRCA do campus ou requisitar suporte à DSPD, pelo e-mail suporte@uepa.br, informando número de matrícula, nome completo e número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Professores e funcionários já utilizam o e-mail institucional desde 2014, mas o benefício está agora sendo amplamente disponibilizado aos alunos da graduação e pós-graduação, iniciativa comemorada pelo titular da DSPD,  Ítalo Di Paolo. “O e-mail institucional para todos os alunos, além de facilitar o aprendizado com ferramentas digitais atualizadas, leva a Uepa a mais um passo na informatização de seus processos internos, abrindo novos potenciais para uso de ferramentas digitais”, concluiu.
Clique aqui e confira um tutorial de cadastro e acesso ao e-mail institucional.
Texto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa