Tema do Evento

Fazer saúde na Amazônia: desafios e perspectivas nas comunidades ribeirinhas.

O tema da XII Semana da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi divulgado em 01/06/2017, pela Comissão Organizadora do evento.  Ele é de autoria dos alunos do Curso de Fisioterapia, João Paulo Menezes Lima e Elissa Raissa Siqueira do Nascimento.

A escolha do tema foi feita a partir de uma votação pública, que encerrou no dia 26/05/2017 (acompanhe o processo). Dos nove temas propostos, os mais votados foram os seguintes: “o envelhecer nas comunidades ribeirinhas amazônicas: desafios e perspectivas”, com 29%; e “fazer saúde na amazônia: pluralidade, diversidade e compromisso social”, que recebeu 16%. Veja o resultado completo, clicando aqui.

A decisão foi norteada por alguns critérios, entre eles, o tema possuir níveis de abrangência e especificidade compatíveis com a execução de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem realizadas, e com a garantia de alto percentual de adesão ao evento, por parte da comunidade científica da região. Diante disso, o tema aprovado resultou da aglutinação das duas propostas mais votadas.

A Comissão ressalta que a decisão sobre o tema foi produto de um processo democrático e discussões conjuntas entre o Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Concen/CCBS) e a Comissão Organizadora, nos dias 30 e 31 de maio de 2017. Os autores receberão certificação assinada pela Comissão Organizadora do Evento; pela diretora do CCBS, Dra Vera Palácios; e pelo Magnífico Reitor, com entrega e menção pública, no último dia do evento.