Novembro Azul 2021

O câncer de próstata é um tipo de tumor que surge nos homens como resultado de multiplicações desordenadas das células nesse órgão. A doença incide com maior frequência em homens acima dos 50 anos de idade e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina.

Nas fases iniciais do câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, nesse sentido 95% dos casos são diagnosticados já em estágio avançado, possibilitando o desenvolvimento de comorbidades como dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal. Portanto, exames preventivos são essenciais que a doença não seja descoberta em nível avançado de evolução.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo.

Como prevenir?
Alguns fatores de risco ao desenvolvimento da doença podem ser observados, tais como:

  • histórico familiar de câncer de próstata na família
  • idade avançada, com especial enfoque na população acima dos 50 anos de idade
  • obesidade
  • tabagismo
  • consumo de álcool

Fazer exames de forma periódica é a maneira mais efetiva de identificar o câncer no seu estágio inicial. A detecção precoce possibilita cerca de 90% de cura e as Sociedades Médicas recomendam que homens, principalmente aqueles acima dos 50 anos, façam o exame de próstata anualmente. A avaliação compreende o Toque Retal e o exame de sangue para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no organismo do paciente.

Atente para a sua saúde, procure ajuda e previna-se!

Para mais informações:

https://ladoaladopelavida.org.br/disease/cancer-de-prostata/
https://ladoaladopelavida.org.br/campanhas/novembro-azul/


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *