No mês de Outubro se comemora o Outubro rosa, uma data de conscientização da população sobre o câncer de mama. Segundo o INCA, no ano de 2019 o câncer de mama foi responsável pela morte de 18.068 mulheres e 227 homens. A estimativa de novos casos para o ano de 2021 é de 66.280.
O câncer de mama é uma doença caracterizada pela multiplicação desordenada de células anormais na região das mamas, possibilitando o desenvolvimento de um tumor que pode vir a invadir outros órgãos. O câncer de mama é uma doença grave que precisa de tratamento, algumas das suas causas podem estar relacionadas com:
– Idade avançada;
– Fatores ambientais e comportamentais como inatividade física, tabagismo, obesidade e sobrepeso;
– Fatores genéticos e hereditários – como histórico familiar de câncer no ovário e casos de câncer de mama na família, especialmente antes dos 50 anos.
Durante a fase inicial de desenvolvimento do câncer de mama é possível perceber alguns sinais e sintomas da doença por meio da prática do autoexame e por intermédio de consultas regulares ao médico. Alguns deles são:
– A principal manifestação da doença e o surgimento de um nódulo parecido com um caroço, fixo e indolor, na mama;
– A pele da mama muda de aparência e textura, se tornando retraída e avermelhada, se assemelhando a uma casca de laranja;
– Aparecimento de pequenos nódulos nas axilas ou na região do pescoço;
– Excreção de líquidos anormais pelos mamilos;
– Mudanças no bico do peito.
Como se proteger?
– Se manter fisicamente ativa;
– Manter o peso corporal saudável;
– Amamentar seu bebê até o sexto mês e se possível até os dois anos de idade.
Nesse sentido, a mulher deve estar atenta para o seu corpo e as mudanças que ocorrem neste, a fim de identificar sinais de risco e detectar precocemente o câncer de mama.
Observe atentamente suas mamas no dia a dia para reconhecer mudanças naturais e alterações suspeitas. No caso de mudanças suspeitas e persistentes, procure um posto de saúde.
O câncer de mama pode ser detectado nas fases iniciais, aumentando a possibilidade de que o tratamento adequado seja menos agressivo ao organismo da mulher.
Ademais, o Ministério Público da Saúde Recomenda que o exame de mamografia seja realizado e ofertado as mulheres, entre 50 e 69 anos, de forma gratuita e acessível pelo SUS. A mamografia pode ser solicitada para todas as idades com encaminhamento de um médico.
A informação salva vidas!
Câncer de mama é um assunto difícil de ser tratado, no entanto, dialogar sobre o tema ajuda a desmistificar algumas crenças e mitos sobre a doença, assim como auxilia no compartilhamento de informações importantes acerca da doença. Você reconhece alguns desses sintomas ou conhece alguém passando por uma situação semelhante?
Indique e/ou procure ajuda.





Referências:
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pd
 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *