Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é um dia mundial que celebra as realizações sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. O dia também marca um chamado à ação para acelerar a paridade de gênero.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março, há mais de um século. O primeiro encontro dedicado ao Dia Internacional da Mulher aconteceu em 1911.

Nenhum governo, ONG, instituição de caridade, corporação, instituição acadêmica, rede de mulheres ou centro de mídia é o único responsável pelo Dia Internacional da Mulher. Muitas organizações declaram um tema anual de DIdM que apóia sua agenda específica ou causa, e algumas delas são adotadas mais amplamente com relevância do que outras. O Dia Internacional da Mulher é um dia coletivo de celebração global e um apelo à paridade de gênero.

O Dia Internacional da Mulher tem tudo a ver com unidade, celebração, reflexão, defesa de direitos e ação. Gloria Steinem, feminista de renome mundial, jornalista e ativista explicou certa vez: “A história da luta das mulheres pela igualdade não pertence a nenhuma feminista nem a nenhuma organização, mas aos esforços coletivos de todos os que se preocupam com os direitos humanos”.

Portanto, faça do Dia Internacional da Mulher o seu dia e faça o que puder para realmente fazer uma diferença positiva para as mulheres!

Valores

O Dia Internacional da Mulher significa coisas diferentes para pessoas diferentes, mas o foco global na igualdade e celebração é claro. Ao longo da história antiga e moderna, as mulheres colaboraram e lideraram ações deliberadas para corrigir a desigualdade, na esperança de um futuro melhor para suas comunidades, crianças e elas mesmas. Seja por meio de ações ousadas e bem documentadas, seja pela resistência humilde que nunca chegou aos livros de história, as mulheres se uniram por igualdade e conquista para sempre. E, ao longo do caminho, uma colaboração particularmente poderosa levou à formação de um momento globalmente unido para que as mulheres de todos os países se unissem em esperança e ação. Esse momento é o “Dia Internacional da Mulher”.

Iniciada no início de 1900, as Sufragistas forjaram uma ação proposital para a igualdade. Foram as Sufragistass que iniciaram o Dia Internacional da Mulher, com o primeiro evento oficialmente chamado de “Dia Internacional da Mulher”, realizado em 1911. Até hoje, o Dia Internacional da Mulher continua a ser uma poderosa plataforma global que unifica a tenacidade e impulsiona a ação pela paridade de gênero, enquanto celebra as conquistas sociais, culturais, econômicas e políticas das mulheres.

Os valores que orientam o Dia Internacional da Mulher fornecem orientação para o tipo de ação, comportamento e ethos associados a esse dia crítico e globalmente apoiado.

Dez valores que orientam o Dia Internacional da Mulher são:

  • Justiça
  • Dignidade
  • Esperança
  • Igualdade
  • Colaboração
  • Tenacidade
  • Apreciação
  • Respeito
  • Empatia
  • Perdão

Traduzido e ajustado de: Internacional Women’s Day



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *