Concurso de Proficiência em Língua Chinesa “Chinese Bridge”para Estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior no Brasil

No cinquentenário das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, a Embaixada da China no Brasil anuncia a organização das etapas preliminares nacionais do 17º Concurso “Chinese Bridge” para Estudantes do Ensino Médio e o 23º para estudantes do ensino superior. Este evento visa fornecer uma oportunidade para jovens estudantes brasileiros exibirem suas competências em mandarim, promover a aprendizagem mútua e o intercâmbio cultural, além de fomentar o interesse e o entusiasmo pelo estudo da língua e cultura chinesas.

Organização

O “Chinese Bridge” é organizado pela Embaixada da China e realizado pelo Instituto Confúcio na Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com os demais Institutos Confúcio e suas universidades parceiras no Brasil, bem como o Chinese Bridge Club em São Paulo.
A comissão julgadora, integrada por membros da Embaixada, dos Institutos Confúcio e de outras entidades de ensino de mandarim no Brasil, é encarregada de definir critérios, elaborar questões e avaliar os participantes. Os membros do júri devem cumprir rigorosamente as disposições das regras do Concurso, para que os resultados sejam justos, legítimos e imparciais.
As inscrições devem ser realizadas nos Institutos Confúcio locais ou, para os não vinculados a essas instituições, no Chinese Bridge Club em São Paulo. As instituições participantes podem selecionar até dois competidores, enquanto a instituição realizadora tem direito a três. As despesas de viagem e estadia ficam a cargo das entidades representadas. As informações sobre os competidores devem ser encaminhadas ao Instituto Confúcio na UFMG até 10 de maio de 2024.

Tema

ENSINO MÉDIO – Voe alto com o chinês! (Fly high with Chinese) – para o ensino médio

ENSINO SUPERIOR – Um mundo, uma só família (One World, One Family!)

Data e local

ENSINO MÉDIO – De 25 a 26 de maio de 2024, no Instituto Confúcio na UFMG

ENSINO SUPERIOR – 9 e 11 de maio de 2024 na Universidade de Brasília

Requisitos

ENSINO MÉDIO – Os competidores devem ser estudantes do ensino médio, de 14 a 20 anos, não chineses, que não tenham sido criados na China ou em famílias de língua materna chinesa.
Finalistas de edições anteriores não são elegíveis.

ENSINO SUPERIOR – Os competidores devem ser estudantes do ensino médio, de 18 a 30 anos, não chineses, que não tenham sido criados na China ou em famílias de língua materna chinesa.
Finalistas de edições anteriores não são elegíveis.

Modalidades e formato

Modalidades da competição:
1.Língua chinesa: Compreensão oral, expressão oral, leitura e escrita.
2.Conhecimento sobre a China: Aspectos geográficos, históricos, econômicos e culturais.
3.Habilidades culturais: Canto, dança, instrumentos musicais, ópera, caligrafia, pintura e artes marciais chinesas.
4.Competência integral: Avaliação do aprendizado e aplicação prática da língua e cultura chinesas.
Formato da competição:
1.Autoapresentação e discurso temático: (3 minutos, 30% da nota)
2.Compreensão oral: Resposta a perguntas de áudios (3 minutos, 20% da nota)
3.Leitura: Em voz alta (2 minutos, 20% da nota)
4.Demonstração de talentos artísticos: (4 minutos, 30% da nota)

Premiação

Serão concedidos: um prêmio para o primeiro lugar, dois prêmios para o segundo lugar, três prêmios para o terceiro lugar e prêmios da participação.
O campeão será convidado a participar da final mundial na China.

Contatos:
Seção Cultural da Embaixada da China, Sr. Wang Zhiwei