O Instituto Confúcio na UEPA concluiu com sucesso o curso ​​“China, 1949-2025: De um país muito pobre à maior economia do mundo”, ministrado pelo professor Milton Pomar

No dia 3 de outubro de 2023, o Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) concluiu com sucesso as palestras com o tema: ​​“China, 1949-2025: De um país muito pobre à maior economia do mundo”, ministradas pelo professor Milton Pomar, geógrafo e consultor nas relações Brasil-China. Como parte importante da série de atividades comemorativas do “Dia do Instituto Confúcio” e do “Dia da China” realizadas pelo Instituto Confúcio na UEPA, este curso adotou uma forma híbrida entre online e offline. A primeira palestra foi realizada na UEPA no dia 12 de setembro. A professora Ilma Pastana, a vice-reitora e os diretores do Instituto Confúcio na UEPA participaram da palestra offline, que também foi transmitida ao vivo para funcionários, alunos e para a comunidade externa. O curso foi ministrado online nos dias 19, 26 de setembro e 3 de outubro.

Durante o curso, o Professor Pomar apresentou como a China alcançou o desenvolvimento econômico de um país pobre quando foi fundada, através da reforma e abertura. A China economizou através da paridade do poder de compra (PPP) e tornou-se o maior parceiro comercial de dezenas de países no mundo. Sendo o maior consumidor mundial de aço, cimento e energia, é também o maior exportador e importador mundial de produtos agrícolas, minerais e outras mercadorias.

Ele também destacou as vulnerabilidades atuais da China, como a escassez de água doce, a desertificação, a produção de alimentos, crise energética, a poluição e outras questões. “Alunos e professores deverão entrar em contato com a história recente da China e a trajetória do país nos últimos 70 anos, em que alcançou um salto tão extraordinário nas condições de vida de sua população, sem precedentes na história da humanidade. As iniciativas do Instituto Confúcio proporcionarão à comunidade acadêmica uma visão panorâmica da maior economia de paridade de poder de compra (PPC) do mundo”, afirmou Prof. Milton.

O professor Antônio Silva, diretor local do Instituto Confúcio, disse que o curso cobre diversos temas de economia, negócios, sociedade e política e é uma oportunidade de aprendizado muito valiosa para os alunos do Instituto Confúcio e para o povo brasileiro. A professora Sun Jing, diretora chinesa do Instituto Confúcio, disse que o professor Milton, um velho amigo do povo chinês, vem de uma família que estuda a China. Visitou mais de 40 cidades na China e continua a concentrar-se no estudo do desenvolvimento da China. Escreveu artigos e publicou seus pensamentos e experiências na China na mídia brasileira e também realizou mais de uma centena de palestras em todo o Brasil para apresentar a verdadeira China ao povo brasileiro.

O professor Milton irá à China em novembro deste ano e fará uma viagem especial a Shandong para filmar um vídeo sobre a cooperação do Instituto Confúcio entre a Universidade do Estado do Pará e a Universidade Normal de Shandong. O documentário será concluído em agosto de 2024 como um importante presente pelos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. Sinceramente, desejo-lhe uma viagem tranquila e bem-sucedida à China.