Dia Da China e o 7º aniversário do Instituto Confúcio na UEPA

No dia 23 de setembro de 2023, o Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) realizou com sucesso o “Dia do Instituto Confúcio” e a comemoração do seu sétimo aniversário no ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) com o tema “Compreender a China e a sua diversidade”. Este evento foi patrocinado e apoiado pela Associação Chinesa de Comércio da Amazônia. A celebração durou quatro horas, com um total de mais de 1.000 visitantes.

A vice-reitora da UEPA, Profa. Ilma Pastana, o Prof. Antônio Silva, diretor local do Instituto Confúcio, e a Profa.  Sun Jing, diretora chinesa, abriram a cerimônia e proferiram discursos de motivação e boas vindas ao público.

O evento contou com um total de 20 estandes, sendo 15 expositores culturais feitos pelos alunos do Instituto Confúcio, 4 áreas de imersão cultural, incluindo caligrafia e corte de papel, degustação de alimentos, medicina tradicional chinesa, além de apresentações de dança, canto e artes marciais.

Cerca de 400 alunos do Instituto Confúcio selecionaram diferentes temas como evolução dos caracteres chineses, festas tradicionais, folclore chinês, trajes chineses, cultura da pedra jade, arquitetura e jardins, paisagem urbana contemporânea, etc. com explicações e jogos interativos, eles deram plena força à sua criatividade coletiva e aos seus talentos individuais, e tornaram-se propulsores da cultura chinesa e construtores de pontes de amizade entre a China e o Brasil. As áreas de imersão cultural também foram muito procuradas. Sob a orientação de professores e alunos, os participantes escreveram com pincel alguns traços e caracteres chineses; usaram tesoura para cortar decorações para janelas com diferentes formas; e sentaram-se para experimentar o efeito mágico da acupuntura auricular e da ventosaterapia.

As longas filas na área de degustação comprovaram, sem dúvida, o amor do povo brasileiro pela comida chinesa. O delicioso Xiao Long Bao, os bolos doces da lua, não gordurosos; os ovos refogados macios e as saladas de pepino crocantes e refrescantes. Na área central do palco, os alunos do Instituto Confúcio apresentaram canções e danças pop chinesas, danças do dragão, artes marciais e outras apresentações de talentos, que receberam aplausos contínuos do público.

As apresentações iniciaram com o Instituto do Prof. Rui de Artes Marciais, com sua equipe de jovens alunos demonstrou a prática de ensino de kung fu em nossa cidade. Robson, aluno do Instituto Confúcio e presidente do Instituto Tao de Kung Fu, liderou a apresentação da dança do dragão, o TaiChi, Baduanjin e outras artes marciais, o que impressionou profundamente o público. Os alunos Juliana e Andrew cantaram lindamente “O Amor está aqui” e “Corra”, a aluna Patrícia executou graciosamente a dança “Mandar Para a Lua”, que mostrou seu entusiasmo pelo canto e dança chinesa. “Jasmine”, “Adeus” e “Amor Como Uma família” apresentados conjuntamente por crianças chinesas e pelo coral de alunos do Instituto, fizeram com que o público sentisse a concepção artística da música oriental marcaram a manhã.

A celebração atingiu o objetivo de mostrar as conquistas dos alunos do Instituto Confúcio e promover o intercâmbio e a aprendizagem entre os alunos. Melhorou a compreensão do povo paraense sobre a cultura chinesa e estimulou ainda mais o interesse do público em aprender a língua e a cultura da China. Como disse a diretora Sun Jing, no seu discurso, hoje os estudantes do Instituto Confúcio aplicaram o que aprenderam e vivenciaram a profundidade da cultura adicional chinesa. O prof. Antônio Carlos frisou que o público teve uma grande oportunidade de fazer uma viagem, por meio dos estandes e das apresentações especiais, para conhecer as diversas facetas da China.