Feliz Festival De Meio Outono

A equipe do Instituto Confúcio na UEPA deseja a todos um excelente Festival de Meio Outono.

O Festival do Meio-Outono nasceu como uma celebração tipicamente agrária. Os antigos imperadores e os trabalhadores do campo agradeciam a lua cheia do outono pela boa colheita – por isso a celebração também é conhecida por Festival da Lua. Desde a Dinastia Song (960–1127) as pessoas começaram a se reunir em jantares para venerar a lua e pedir por felicidade e prosperidade.

O Festival da Lua continua sendo um importante feriado chinês. É celebrado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar. Em 2023, a celebração ocorre no dia 29 de setembro. As famílias costumam se reunir para jantar, apreciar a lua e soltar no ar as tradicionais lanternas de papel. As pessoas também compartilham alguns quitutes típicos, como o yuèbǐng (“bolo lunar” em tradução literal). O bolo assado tem formato redondo – que simboliza a união – e envolve um recheio denso e adocicado. O conteúdo varia de região para região, e pode ser feito de feijões vermelhos, sementes de lótus, chá verde, carne de porco, entre outras opções.

FOTO: Sun Jing, no Dia da China do Instituto Confúcio na UEPA, dia 23 de setembro de 2023.