HORTA ESCOLAR ORGÂNICA
PROJETO HORTA ESCOLAR ORGÂNICA
TEMA: SUSTENTABILIDADE
PROJETO: ORTA ESCOLAR ORGÂNICA – E.E. E. F. VERA SIMPLÍCIO
REPORTAGEM: GUSTAVO FERREIRA
IMAGENS: MOISES NASCIMENTO
Programa Liberal Comunidade – LIBCOM-2019
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
PRO-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
GRUPO DE PESQUISA “SOCIEDADE, CIÊNCIA E IDEOLOGIA”- SOCID/UEPA –
PROJETO DE EXTENSÃO “IMPLANTAÇÃO DA HORTA ESCOLAR ORGÂNICA”
I – IDENTIFICAÇÃO GERAL
- PROJETO: “HORTA ESCOLAR ORGÂNICA”
- ENTIDADE PROMOTORA: SOCID/UEPA
- UNIDADE EXECUTORA: “Escola Estadual de Ensino Fundamental “Vera Simplício”
- COORDENADOR(ES) pela UEPA: Profª Drª Maria Lúcia G.F. de Mélo e Profª Drª Maria Josevett Almeida Miranda
- COORDENADOR pela Escola: Profª Esp. Ana Lúcia Dias Ferreira
- LOCAL: Escola Estadual “Vera Simplício” – Rua do UNA S/Nº, Bairro do Telégrafo – Belém/PA.
II – OBJETIVOS
2.1 – GERAL:
– Promover ações de educação ambiental na Escola Pública.
2.2 – ESPECÍFICOS:
– Implantar uma Horta Escolar Orgânica;
– Integrar a Universidade à Escola e à Comunidade, em geral;
– Socializar Práticas educativas ambientais ecossustentáveis na Escola;
– Complementar a Merenda Escolar dos alunos.
III – JUSTIFICATIVA:
Muito embora o currículo escolar do Ensino Fundamental indique em seus parâmetros curriculares nacionais a educação ambiental como um dos temas transversais que deve perpassar as disciplinas ministradas neste nível de ensino é, ainda notório o enorme descuido que existe sobre esta temática no ambiente escolar. Poucas são as iniciativas que se preocupam em implantar práticas educativas ambientalmente sustentáveis na Escola, principalmente naquelas administradas pela esfera pública, que por serem mais carentes de recursos financeiros para cumprir com estes objetivos socioeducativos, de um modo geral negligenciam tais atividades, recomendadas pela Agenda 21 sobre a “Conferência das Nações Unidas do Meio Ambiente e Desenvolvimento ecossustentável do planeta.
Assim, a necessidade deste projeto, implantado desde 2017, é o de conscientizar os educandos do ensino fundamental sobre a importância do reflorestamento e do plantio de horticultura e árvores frutíferas à produção de alimentos, que possam complementar a merenda escolar da comunidade estudantil.
O Projeto da Horta Escolar Orgânica”, como ação pedagógica de educação Ambiental, tem sua equipe formada pelos alunos de cada uma das turmas de discentes, responsável por um canteiro, ou seja, semeando-o, plantando as mudas, regando-o e completando sua quantidade de terra. Enfim, cuidando das plantas, ao mesmo tempo, que sob a modalidade de uma aula viva executam a semeadura, o desenvolvimento e o crescimento dos vegetais que, … serão colhidos, obedecendo-se o seu ciclo natural de maturação.
Além dos estudantes, os professores de cada turma, também fazem parte da equipe do projeto e, uma vez por semana, são responsáveis por acompanhar sua referida turma à horta, para orientá-los no tratamento ambiental com os vegetais, simultaneamente em que executam aulas práticas sobre os ciclos naturais de vida dos seres vivos, objetivando conscientizá-los para a valorização da vida e a necessidade de todos para com o equilíbrio ecossustentável do planeta, na medida em que, não apenas, a flora e a fauna, mas também os seres humanos fazem parte dos sistemas vivos e da cadeia ecossistêmica planetária.
IV – METAS:
- Implantar uma Horta Escolar Orgânica por meio da construção de 10 canteiros para o plantio de hortifruticultura;
- Envolver cerca de 400 alunos, ou seja, 10 turmas ( 5 pela manhã e 5 pela tarde) com 40 alunos cada.
V – DURAÇÃO DO PROJETO
O Projeto foi implantado em 2017 e será estendido até a necessidade da Escola, enquanto Unidade educativa que se compromete politicamente com a educação ambiental. Atualmente (2021), já conta com 4 anos de duração.
VI – ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
O Projeto da “Horta Escolar Orgânica” possui como área de abrangência a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Vera Simplício”, situada na Rua do UNA S/Nº, no bairro do Telégrafo, em Belém/PA, ao lado da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tendo este estabelecimento escolar como um dos campos de estágio das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UEPA.
VII – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O Projeto da “Horta Escolar Orgânica” se paradigmatiza pela Abordagem teórica do Holismo da Ecologia Profunda, segunda a qual, deve-se produzir e desenvolver socioecologicamente, sem destruir o meio ambiente, mas para a preservação e a valorização da vida, em todas as dimensões da biosociodiversidade planetária e Cósmica, estabelecendo-se uma profunda aliança e (re)ligação com a natureza, já que não apenas fazemos parte dela, mas somos também natureza, ainda que socialmente transformados, enquanto “natureza humanizada”, que deve agir em toda sua inteireza para manter o equilíbrio vivo e cósmico da Terra.
7.1 – CONCEITOS BÁSICOS:
Horta Escolar. Educação Ambiental. Práticas Educativas. Sustentabilidade Ambiental. Valorização da Vida.
VIII – METODOLOGIA DE AÇÃO:
- Construção de 10 canteiros com a dimensão retangular de 1 m x 2,5 m;
- Aterrar com 50 sacas de 50kg de terra “preta” em cada canteiro;
- Aquisição de sementes de couve, cheiro-verde, cebolinha, mamão, melão e, outras hortifruticulturas;
- Semear e plantar as hortifruticulturas;
- Identificar cada “canteiro” com o nº da turma que se responsabilizará pelo seu acompanhamento e cuidado diário;
- Desenvolver aulas práticas com cada turma, uma vez por semana (2ª a 6ª feira), ficando cada turma pela manhã e pela tarde, com seu respectivo professor responsável pelo canteiro correspondente;
- As aulas serão realizadas por meio de ações participativas, envolvendo os alunos e os professores da Escola.
IX – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Nº de ordem | ATIVIDADES | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 |
01 | Elab. do Projeto de Ação “Horta Escolar Orgânica”. | —— | ||||
02 | Construção dos Canteiros. | — | — | |||
03 | Aquisição dos Materiais: terra-preta, sementes e mudas. | — | —- | |||
04 | Atividades de Semeaduras e plantio das mudas. | — | ——- | |||
05 | Realização das aula práticas sobre o ciclo natural da vida dos vegetais. |
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06 | Cuidado diário com os Canteiros da Horta. | —— | —– | —— | —— | —— |
07 | Colheita dos produtos da horta. | — | —– | |||
08 | Avaliação anual do Projeto | —— | —– | —– | —– | —— |
X – ESTIMATIVA DOS RECURSOS:
10.1 – Pessoal Envolvido:
Nº de ordem | NOME | FUNÇÃO/CARGO |
01 | Profª Drª Lúcia Mélo | Elaboradora e Coord. do Projeto pela SOCID/UEPA |
02 | Profª Esp. Ana Lúcia Dias Ferreira | Coord. do Projeto pela Escola E. “Vera Simplício” |
03 | Profª Drª Josevett Miranda | Executor 1 pela UEPA |
04 | Discentes da Escola | Alunos envolvidos no do Projeto:400 |
05 | Doriedson P. de Araújo | Acad. de Pedagogia/Estagiários do Projeto |
06 | Cláudia Gabriela Rabelo | Acad. de Pedagogia/Estagiários do Projeto |
07 | Edimara da Conceição Pamplona | Acad. de Pedagogia/Estagiários do Projeto |
08 | Izabela Magalhães Ferreira | Acad. de Pedagogia/Estagiários do Projeto |
09 | Jamille de Melo Pinho | Acad. de Pedagogia/Estagiários do Projeto |
TOTAL | 408 Sujeitos sociais | Coord./ Execução/Estágio |
10.2 – Recursos Materiais:
Nº de ordem | ESPECIFICAÇÃO | QUANTIDADE |
01 | Tijolos | 300 unid. |
02 | Cimento | 3 sacas |
03 | Areia | 2 metros |
04 | Kimi-cal | 3 litros |
05 | Sementes e mudas | Diversas |
06 | Terra-preta | 50 sacas |
07 | Papel sem pauta | 3 resmas |
10.3 – Recursos Financeiros
I – DESPESAS DE CUSTEIO
1) Material de Consumo | Custo unitário($) | Custo Total |
a) 300 tijolos | 0,70 | 210,00 |
b) 3 sacos de cimento | 40,0 | 120,00 |
c) 2m de areia | 70,0 | 140,00 |
d) Kimi-cal | 5,00 p/litro | 15,00 |
e) Terra-preta | 15,00 | 750,00 |
f) Sementes e mudas | Diversos | 200,00 |
g) Papel sem pauta | 20,00 | 60,00 |
h) Adubo orgânico | —– | ——– |
Sub-TOTAL | —— | 1.495,00 |
2 – Serviços de Terceiros | ||
a) Técnico Agrícola | Orientação e Restaurador Técnico Agrícola | 500,00 |
Total Geral do Projeto | —- | 1.995,00
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XI – AVALIAÇÃO DO PROJETO:
O Projeto da Horta Escolar Orgânica será acompanhado diariamente, de acordo com o período letivo das aulas da E.E.E.F “Vera Simplício”. Sua avaliação parcial será regularmente no fim do 1º Semestre de cada ano, para se verificar as possíveis necessidades de restaurações, face ao período chuvoso, que na Amazônia, incide durante o primeiro período letivo.
A avaliação geral do Projeto será anual, durante o final do 2º semestre letivo e, objetivará fundamentalmente, verificar seus alcances e limites sociopedagógicos, cujo balanço crítico deverá sibsidiar o Relatório Anual do Projeto, que deverá priorizar suas possíveis reorientações técnico-educativas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMARAL, Maria Adelaide (Coord.). Como Defender a Ecologia. São Paulo (SP): NOVA CULTURAL, 1991.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais: Meio Ambiente. Brasília (DF): SEC/MEC, 1998.
BRASIL/SENADO FEDERAL. Agenda 21: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. Brasília (DF): SET/SENADO FEDERAL, 2001.
CAPRA, Fritjop. Ecologia Profunda: Um Novo Renascimento. Revista THOT. São Paulo (SP): PALAS ATHENAS, 1993.
_______ O Ponto de Mutação. São Paulo (SP): CULTRIX, 1986.
MELO, Lúcia. Holismo e Educação. Belém (PA): SOCID/UEPA, 2010.
MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo (SP): MODERNA, 2005.
NAESS, Arne. Gandhi e a Era Nuclear. Oslo (NOR): OSLO UNIVERSYTI, 1960.
______. O Movimento Ecológico de Longo Prazo e o Profundo. Boston (EUA): JONES & BARTLET, 1989.
______. Ecologia, Comunidade e Estilo de Vida. Cambridge (GRB): CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 1989.
______ . Movimento da Ecologia Profunda: Alguns Aspectos Filosóficos. In ARMSTRONG, J.& BOTZLER, R. Ed. 5. Ética Ambiental: Divergência e Convergência. New York (EUA): MCGRAW-HILL, 1993.
UEPA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. Belém (PA): CCSE/UEPA, 2015.