inicialSem categoria

PRÁTICAS ESCOLARES

SUB - PROJETO: PRÁTICAS ESCOLARES DE RECICLAGEM DO LIXO

EXECUTADO PELA ALUNA BOLSISTA: SIBELLI NERI MACIEL CORRÊA/SOCID/UEPA, ORIENTADA PELA PROFª Mª JOSEVETT A. MIRANDA

JUSTIFICATIVA:

Todo o lixo que o homem produz e joga fora todos os dias, provoca um mal muito grande à sua própria saúde e a todos os seres vivos do planeta. São bilhões de pessoas que morrem no mundo e todos fazem parte desta devastação sócioambiental. Todo esse lixo gera, sobretudo, doenças, infecto-contagiosas, canceríngenas, além das alterações climáticas e outras catástrofes ambientais.

Com base nas considerações acima realizaremos com as crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Vera Simplício”, sob a orientação do Grupo de Pesquisa, Sociedade, Ciência e Ideologia”, um conjunto de experiências como no caso da reciclagem do lixo, uma das ações, por meio da qual, pretendemos reutilizar, reciclar e reaproveitar vários componentes que em geral, são meramente descartados na natureza, mas que podem muito bem servir como materiais didáticos e lúdicos usados no processo ensino-aprendizagem dos educandos.

Com base nisso, mostraremos às crianças a importância da reciclagem, mostrar como deve ser feita e que se deve ter consciência de que o lixo pode ser aproveitado.

OBJETIVOS:

Geral: Conscientizar os alunos para o cuidado com a sustentabilidade ambiental do planeta

ESPECÍFICOS:
  • Estreitar as relações entre Universidade, Escola e Comunidade;
  • Fornecer conhecimentos teóricos e práticos de como reciclar o lixo;
  • Dialogar com as crianças, mostrando a importância da reciclagem para o nosso meio ambiente;
  • Identificar os tipos de lixos que podem ser reciclados;
  • Diferenciar os tipos de lixo produzido;
  • Incentivar o interesse dos alunos para a reciclagem do lixo;