inicial

LINHAS DE PESQUISA

LINHAS DE PESQUISAS

 

  1. Paradigmas Sociológicos e Educação: Realizar o balanço crítico da produção no campo das grandes abordagens teóricas em Sociologia e suas ciências conexas. Proceder a análise das concepções atuais sobre a metodologia da pesquisa, contribuindo para o seu avanço. Palavras- chave: Epistemologia; Método científico; Técnicas de pesquisa; Paradigmas científicos. Áreas do Conhecimento: Sociologia do Conhecimento e Gestão de Projetos.

  2. Sociedade e História da Educação: Contribuir para o registro das origens e do desenvolvimento das instituições educacionais mais relevantes situadas no Pará, e assim demarcar o alcance de suas propostas educativas. Contribuir para o desenvolvimento de uma Sociologia da Educação voltada para a região, preocupada com o estudo das relações sócio-histórico-culturais sob uma perspectiva crítica e tendo como cenário os movimentos sociais e suas demandas. Palavras-chave: Ideologia; movimentos sociais; práticas educativas; representações sociais. Áreas do Conhecimento: Sociologia da Educação; Sociologia do Conhecimento; História Regional do Brasil.

  3. Sociedade, Educação e Multiculturalismo: pretende-se com esta linha realizar estudos que sistematizem as relações entre cultura e educação no Pará. Constitui meta dos pesquisadores enfatizar os aspectos relevantes da diversidade cultural regional e cartografar sua presença e influência na construção da identidade cultural e sustentabilidade de suas manifestações. Palavras-chave: Multiculturalismo; identidade cultural; Amazônia; Educação. Áreas do Conhecimento: Sociologia da Cultura; História Cultural; Comunicação visual.

  4. Sociologia e Educação Ambiental: a linha de pesquisa tem como proposta o estudo da educação ambiental como forma de promover saberes diferenciados, comprometidos com a sustentabilidade ambiental da Amazônia. Esses conhecimentos obtidos em processo dialético com os saberes sócio-ambientais tradicionais, possuem o objetivo estratégico de promover valores, habilidades e capacidades para orientar a elaboração de um novo paradigma educacional. Palavras-chave: Educação ambiental; sustentabilidade ambiental; racionalidade ambiental; eco-desenvolvimento; saberes tradicionais. Áreas do Conhecimento: Sociologia da Educação; Sociologia Ambiental.

  5. Cultura e as Abordagens do Imaginário: tem como proposta o estudo teórico-crítico de temas que constituem a linguagem, a arte, a literatura e a política. Pretende situar a análise da produção, recepção e circulação de idéias, valores e bens culturais realçando o papel desempenhado pelos autores/produtores amazônidas. Palavras-chave: Cultura amazônica; Imaginário; Política. Áreas do Conhecimento: Sociologia da Cultura e do Imaginário; Sociologia da Literatura; Sociologia da Arte; Sociologia Política.