Campos e Florestas no Pará: terra, território e educação

Fabiano de Oliveira Bringel, Benedito Ely Valente da Cruz, Cátia Oliveira Macedo (Org.)

Fruto de trabalho coletivo de professores/pesquisadores ligados ao Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPA, o e-book “Campos e Florestas no Pará: terra, território e educação” é uma contribuição da ciência geográfica para uma aproximação da realidade que é, a um só tempo, complexa, relevante e que demanda estudos e pesquisas como aqui apresentadas.

Dividido em três partes, na primeira trata-se de questões ligadas à terra, um debate sobre o sujeito social camponês e suas diversas formas de objetivação no espaço; na segunda, de elementos relativos à luta pelo reconhecimento do território, destacando o papel da racialidade e da cultura como elementos soldadores das relações de poder no espaço agrário; a terceira parte apresenta desafios colocados para os educadores, educandos e gestores públicos no cotidiano dos ambientes escolares e fora dele.

Este é o terceiro e-book da Coleção Beira, uma parceria entre o PPGG-UEPA e a Eduepa, que traz ao leitor as complexas relações do espaço agrário no Pará.

ISBN: 978-65-88106-15-0

DOI: 10.31792/978-65-88106-15-0

Uma resposta para “Campos e Florestas no Pará: terra, território e educação”