Asteroid Day CAP 2021

Fala pessoal! Neste próximo dia 8, às 20h, faremos uma live sobre meteoros!

Meteoro é o nome dado ao fenômeno luminoso gerado pela entrada de rochas, vindas do espaço, na atmosfera da Terra. Popularmente, os meteoros são conhecidos como “Estrelas Cadentes”, e quando avistados, vale à pena fazer um desejo!

Vocês também deve ter ouvido falar de bólidos, que são bolas de fogo bem mais brilhantes que um meteoro e recebem esse nome pelo brilho fora do comum que emitem. Alguns bólidos, por exemplo, de tão luminosos que são chegam a fazer com que a noite vire dia por alguns segundos!

Asteróides são rochas maiores que vagam pelo espaço e, para nós aqui da Terra, normalmente eles vêm do cinturão de asteróides que orbita o Sol entre Marte e Júpiter. Geralmente, eles possuem estruturas e tamanhos distintos, mas que quando colidem geram destroços, chamados de Meteoróides.

Quando o nosso planeta passa por alguns rastro dessas rochas espaciais, ocorre que periodicamente essas rochas adentram na atmosfera terrestre em determinada época do ano, aí nós temos as famosas “Chuvas de Meteoros”.

Aqui na nossa região, houve também um memorável fato que muitas pessoas puderam acompanhar. No início de noite de 16 de março de 2021 começaram a chegar vários relatos ao Clube de Astronomia do Pará (CAP) e ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), via redes sociais e através de contatos pessoais dos membros, de um objeto queimando na atmosfera terrestre.

Esse objeto foi gravado por pessoas no Pará e Ceará e sem esses registros, não seria possível descobrir com boa precisão que objeto era. Sem a participação das dezenas de pessoas, talvez isso ficasse apenas como mais uma lenda em nosso estado.

Guirá Nhandu refere-se a constelação da ema no sistema astronômico indígena brasileiro. Assim, fica a nossa homenagem à cultura indígena que também tem a astronomia na sua base de conhecimento, e que tão pouco conhecemos.

Todos esses assuntos serão comentados na nossa Live do dia 8 de julho. Abaixo temos um pouco mais da nossa programação:

  • Identificação e reentrada de lixo espacial (Rafael Narde)
  • As buscas do meteorito de Tiros (Ivan Soares)
  • Asteróides e seus impactos (Laura Dias)

Clique para ser redirecionado para a transmissão

Aguardamos vocês!!

Sigam as nossas redes sociais:
CAP/ Instagram
CAP/ Facebook
CCPPA/ Facebook
CCPPA/ Instagram
CCPPA/ Site
CCPPA/ Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *