Anais do VII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia já estão disponíveis

 

Acesse o Link "Anais do Simpósio"

Participe do VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. Inscrições em Breve

No período de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2017 o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – em nível de mestrado acadêmico – da Universidade do Estado do Pará (UEPA) vai promover o VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, no Auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da UEPA.

Neste sexta edição, o Simpósio abordará o tema: Perspectivas e inovações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia. Desenvolvimento e sustentabilidade são conceitos que não se complementam, haja vista que o primeiro implica num aumento de entropia e o segundo numa manutenção desta. Porém, acredita-se que seria possível se pensar num ponto de equilíbrio favorável ao meio ambiente e que também permita a vida na Terra para a presente e futura gerações.

As políticas públicas e privadas atuais para Amazônia aceleram a degradação socioambiental desta região. Tudo que é feito na Amazônia tem como justificativa a geração de renda para o país e a melhoria qualidade de vida do povo brasileiro. Acontece que o desmatamento está aí; plantações de soja, arroz, dendê entre outras culturas avançam na floresta amazônica; barragens e mais barragens são projetadas e construídas; a mineração está num processo de exploração crescente; e a pecuária extensiva só cresce na Amazônia. A exploração desenfreada deste celeiro de recursos naturais - exploração da Amazônia - não tem se revertido na melhoria de vida das pessoas que residem nesta região. Ao contrário, a Amazônia é uma espécie de "colônia" de exploração do Brasil e aqui só ficam os impactos ambientais, os conflitos socioambientais e a miséria para a imensa maioria da população.

É importante salientar que esse Simpósio é aberto a qualquer pessoa que se interesse por temas ambientais, independente do local onde estuda ou trabalha. Portanto, são bem-vindos pesquisadores, professores de educação superior ou de educação básica, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes de ensino médio ou fundamental. Além disso, qualquer pessoa da comunidade que queira participar é também muito bem-vinda. Além das palestras em painéis e mesas redondas, os participantes terão a oportunidade de participarem de minicuros e oficinas, além de poder submeter trabalhos para o Simpósio - resumo ou trabalho completo.

Nesse esforço de sensibilização das pessoas, pela defesa da Amazônia, faço um convite a você. Eu? Sim, você mesmo! Se inscreva e participe deste Simpósio. As inscrições e participação em toda programação serão completamente gratuitas e você, além de ter a possibilidade de debater temas importantes voltados para a questão ambiental, ainda será Certificado pelas atividades que participar.

Bom, o convite está feito. Posso contar sua presença?

Prof. Dr. Altem Nascimento Pontes
Coordenador do Simpósio