Há sete anos o psicólogo Leonardo Abrahão, de 44 anos, teve a ideia de ajudar as pessoas e conscientizá-las sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional para além das paredes do consultório. Assim foi criada a campanha “Janeiro Branco”, que começou em Uberlândia e hoje percorre diversos estados brasileiros e chegou a países como Estados Unidos, Portugal e Japão.
Segundo o idealizador, o “Janeiro Branco” não tem o intuito de estimular a procura por atendimentos psicológicos e sim para fazer com que o cidadão se conscientize para investir nessas necessidades básicas que, geralmente, são supridas por ações simples e eficazes para garantir a saúde mental e emocional.
Confira abaixo algumas dicas básicas do psicólogo e que são disseminadas durante a campanha.
- Seja mais presente;
- Viva a vida com respeito;
- Tenha mais diálogos;
- Invista em afeto;
- Cuide da sua saúde;
- Busque autoconhecimento;
- Dê-se mais tempo;
- Viva com mais sentido;
- Diga não a preconceitos;
- Diga não a violências.
A campanha tem como objetivo mudar a compreensão acerca da saúde mental, mobilizando a sociedade e promovendo ações de conscientização de que todos têm direito à saúde mental e tem como lema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”.
O Núcleo de Apoio ao Servidor é um setor que presta assistência psicossocial aos servidores da Universidade do Estado do Pará, de todos os vínculos empregatícios e de todos os campi da universidade, como também aos seus familiares dos servidores. Realizamos atendimento social individual e intervenções decorrentes, atendimento psicológico individual inicial, visitas de procedimento técnico domiciliar e institucional, acompanhamento psicossocial à servidores em licença médica prolongada entre outros.
O Núcleo é composto por uma psicóloga e uma assistente social e estagiárias de Psicologia e Serviço Social, visando o atendimento psicossocial individualizado e sigiloso do servidor
Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/01/16/psicologo-de-uberlandia-percorre-o-pais-para-conscientizar-sobre-saude-mental.ghtml> Acesso em 17/12/2020.
Deixe um comentário