20 de Fevereiro – DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS E AO ALCOOLISMO

DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS E AO ALCOOLISMO ALERTA SOBRE O PERIGO DAS SUBSTÂNCIAS NO ORGANISMO

Nesta quinta-feira (20) é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o mal que as drogas e o álcool trazem, não só ao organismo como também a sociedade.

No dia, instituições de ensino e saúde fazem ações para que a sociedade se mobilize e se conscientize, principalmente o público jovem. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou o Guia Prático de Orientação sobre o impacto das bebidas alcoólicas para a saúde da criança e do adolescente, onde revela que a ingestão precoce de bebidas alcoólicas é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos, utiliza drogas ilícitas. A dependência de drogas e álcool já é considerada uma doença, pela OMS, e vem adquirindo proporções tão graves que tem se tornado um problema de saúde pública mundial muito discutido.

Prevenção

É difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer, a droga e o álcool antes de qualquer outra coisa oferecem prazer imediato, e é exatamente por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência que são de difícil tratamento. A maioria dos jovens são mais informados sobre drogas do que os próprios pais, mesmo quando não são usuários. Portanto, a prevenção ao uso de drogas começa muito antes.

As ações de prevenção devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, o acesso aos bens culturais, incluindo prática de esportes, cultura, lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.

Tratamento

Quem necessita de tratamento devido ao abuso de álcool e outras drogas pode contar com a ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas). O atendimento conta com equipes compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

O CAPS AD é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Os centros oferecem diversos atendimentos à população, com acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS também atende aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias. Além de apoiar os usuários, as famílias também recebem apoio na busca de independência e responsabilidade para com o tratamento.

Disponível em:
http://www1.imip.org.br/imip/noticias/dia-nacional-de-combate-as-drogas-e-ao-alcoolismo-alerta-sobre-o-perigo-das-substancias-no-organismo.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *