Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará organiza oficinas para o “Dia Internacional da Língua Chinesa”

O Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) orquestrou uma série de oficinas culturais para comemorar o “Dia Internacional da Língua Chinesa” no ano do Dragão, 2024, anterior ao termo solar Guyu (Chuva de Grãos). O professor Clay Chagas, presidente da UEPA, deu as boas-vindas aos professores chineses do Instituto Confúcio e compartilhou um vídeo comemorativo desta ocasião auspiciosa. As festividades, com o tema “Língua Chinesa: Conectando Culturas através da Ponte da Aprendizagem Mútua”, duraram duas semanas, de 10 a 19 de abril. Durante este período, o Instituto Confúcio acolheu vinte e um workshops culturais, apresentando atividades como caligrafia, apresentações de canções chinesas, corte de papel, impressão de carimbos e a icônica dança do dragão. Cerca de 400 estudantes participaram ativamente nestes workshops, mergulhando na essência cativante do patrimônio cultural imaterial chinês.

Comemore o “Dia da Língua Chinesa” – Eu tenho um nome chinês!

Para os novos alunos que iniciam a primeira semana de cursos de chinês, selecionar e escrever seus nomes em chinês tem um significado imenso. Expressões como “Meu nome é Mo Li”, “Meu nome é Wang Ziyang e meu irmão é Wang Ziwei” ou “Eu sou Bai Shuyan” tornam-se momentos cruciais. Guiados pela professora voluntária Dai Yuxin, os alunos escreveram seus novos nomes com entusiasmo e entusiasmo, traço por traço, cheios de entusiasmo e expectativa.

Oficina de Caligrafia – O Ritmo da Escrita com Pincel e Tinta

No início da sessão de caligrafia, sob a orientação do professor voluntário Prof. Ye Fangyu, os alunos aprofundaram os fundamentos: como segurar corretamente um pincel chinês e executar traços simples. Com a ajuda do Prof. Ye, eles completaram suas obras de arte com alegria. Envolvidos na prática da caligrafia, saborearam a sensação de solidez e vazio, bem como o jogo entre rigidez e flexibilidade inerente às pinceladas macias.

Corte de papel chinês – a arte das pontas dos dedos

O corte de papel é um exemplo da excelência da arte popular tradicional chinesa. Empregando diversas técnicas de dobramento e designs de padrões intrincados, os artesãos criam obras de arte requintadas apresentando uma infinidade de formas. Sob a orientação especializada do Prof. Shang Ying e da Profa. Yin Yue, os alunos embarcaram em uma jornada para dominar a arte de cortar papel. Suas aulas incluíram a criação de designs complexos, como o caractere chinês “春” (primavera), a cabaça, o Yuanbao (antiga moeda chinesa) e o adorado panda, promovendo a criatividade e a apreciação cultural.

Impressão com tipos móveis – Experimente a tecnologia negra da China Antiga

As perguntas do professor Wang Xiao sobre as “quatro grandes invenções da China” e o inventor da impressão de tipos móveis despertaram imediatamente a curiosidade dos alunos, levando-os a ouvir atentamente as explicações do professor. Sob sua demonstração e orientação, os alunos embarcaram no intrincado processo de seleção de personagens, composição tipográfica, escovação de tinta, laminação de papel e fricção. Através da experiência prática, eles foram transportados milhares de anos atrás, tocando as memórias dos tempos antigos e experimentando intimamente o fascínio da ciência e da tecnologia antigas. Como uma peça de poesia antiga, impregnada com a fragrância da tinta, silenciosamente “ressuscitada” diante dos seus olhos, todos ficaram impressionados com a riqueza e profundidade da cultura tradicional chinesa.

Aprendendo Chinês Cantando Canções Chinesas – Nonishing Silently

“Como é viver na primavera?” Esta é uma pergunta desafiadora para estudantes brasileiros acostumados com a região quente e chuvosa da Amazônia! Guiados pela Profa. Fang Jingyi, os alunos mergulharam em um antigo poema chinês: “Nesta manhã de primavera, estou deitado na cama, não acordo até ouvir o choro dos pássaros”. Imersos na melodia suave, venceram os obstáculos de pronúncia das letras e sentiram o profundo carinho do povo chinês pela primavera e a sua reverência pela sua chegada.

Dança do Dragão – Dançando com o Dragão no Dia da Chuva de Grãos

Considerada como o emblema da cultura chinesa, a Dança do Dragão personifica as esperanças da comunidade de um clima favorável, colheitas abundantes e expressa o seu júbilo e votos de felicidades. Portanto, para comemorar o Dia Internacional da Língua Chinesa durante o Ano do Dragão, é fundamental orquestrar uma Dança do Dragão! Sob a orientação da professora voluntária Shang Ying, um majestoso dragão adornado em vibrantes tons balançou ao som das melodias de Chinese Dragon e Legend of the Dragon. Os aplausos dos estudantes aumentaram e diminuíram, criando um espetáculo magnífico e alegre.

Vamos olhar mais de perto os melhores momentos dessas lindas atividades