LÍNGUA CHINESA: CONECTANDO CULTURAS ATRAVÉS DE UMA PONTE MÚTUA DE APRENDIZAGEM

A data para o dia da língua chinesa foi escolhida a partir de Guyu (“Chuva de Painço” ou “Chuva de Grãos”), que é o 6º de 24 termos solares, para prestar homenagem a Cangjie, uma figura muito importante na China antiga, que afirma ser um oficial historiador do Imperador Amarelo e inventor dos caracteres chineses.

Reza a lenda que ele tinha quatro olhos e quatro pupilas, e que quando ele inventou os personagens, as divindades e fantasmas choraram e o céu choveu milho. A partir de então, o povo chinês comemora o dia Guyu em homenagem a Cangjie. No calendário solar, geralmente começa por volta de 20 de abril.

Os antigos chineses registravam o que viam no mundo por meio de desenhos. As lendas dizem que os caracteres chineses são imagens que podem ser lidas. Os primeiros Han zi eram pictogramas encontrados em oráculos que transmitiam significado por meio da semelhança física com objetos físicos. Mas na verdade existem apenas cerca de 5% dos personagens que são pictóricos.

Neste ano a celebração do Dia Internacional da Língua Chinesa será no dia 19 de abril de 2024. O Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará tem respondido ativamente à iniciativa do Centro de Cooperação e Ensino de Línguas (CLEC) do Ministério da Educação e do Chinese Plus sobre os eventos de comemoração desse dia.