Festival das Lanternas – “Um Ano Muito Iluminado”

O  Festival das Lanternas acontece no final das celebrações do Ano Novo Chinês. A comemoração é realizada no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar chinês. Essa data recai na primeira lua cheia do ano e marca o retorno da primavera (geralmente ocorre entre os meses de fevereiro e março – de acordo com o calendário gregoriano – dependendo da data em que se inicia o Ano Novo Chinês.). Com muitos significados distintos, sobressai o sentimento de união das famílias.

O Instituto Confúcio na UEPA ofereceu uma oficina “Festival das Lanternas – Um ano muito iluminado”. Os participantes tiveram uma palestra sobre “O significado e costume do Festival das Lanternas”, atividade de resolver enigmas, e o momento de preparar 元宵  Yuan Xiao (bolinho feito de farinha de arroz glutinoso com diferentes recheios, geralmente doces).

A Profa. SUN JING e a Sra. JIARLIN LAIZY explicaram o significado do Festival das Lanternas e os costumes chineses envolvidos na comemoração do festival (a origem do festival, uso das lanternas, por que ocorre a celebração todos os anos no fim da comemoração do Ano Novo Chinês, etc)

JOGO DOS ENIGMAS – UMA TRADIÇÃO DO FESTIVAL DAS LANTERNAS 

São escritos que podem estar pendurados nas lanternas ou distribuídos de outras formas. Durante o festival, as pessoas podem adivinhar a resposta de um caractere, um poema ou uma frase. Os enigmas geralmente consistem de três partes: o enigma, uma dica (se é uma pessoa, coisa, caractere ou raciocínio) e uma resposta.

 Para descobrir um enigma, você deve refletir sobre o significado mais profundo de cada caractere ou palavra no enigma. Aquele que resolve a maioria dos enigmas é considerado a pessoa mais sábia daquele ano e lugar.

 Eis um exemplo de enigmas:

Enigma: Que edifício tem mais histórias? – Dica: Coisa   – Resposta: Biblioteca

 元宵 YUAN XIAO

É um pequeno bolinho de massa em forma de bola feito de farinha de arroz glutinoso com recheio dentro. Eles podem ser cozidos na água ou cozidos no vapor. A forma redonda do bolinho de massa simboliza a união e coesão da família.

Nos tempos antigos, o yuan xiao era geralmente recheado com açúcar, nozes, gergelim, pétalas de rosa, casca de tangerina adoçada, pasta de feijão vermelho, tâmara, pasta de semente de lótus ou frutos secos (uma tradição que permanece até hoje). Comer esse bolinho doce durante o Festival das Lanternas significa “Ter sorte no ano”.

 Momento de aprender a fazer 元宵  Yuan Xiao (bolinho feito de farinha de arroz glutinoso)

Pular para o conteúdo