ASSOCIAÇÃO COMERCIAL CHINESA DA AMAZÔNIA CELEBRA O ANO NOVO CHINÊS

Em 03 de fevereiro deste ano foi comemorada a entrada do ano novo chinês. Isso porque o calendário chinês não funciona da mesma forma que o gregoriano contado a partir do algarismo um até o infinito; mas sim, por meio de ciclos lunares.

Assim como na China, diversas comunidades e associações chinesas em todo o Brasil também comemoraram o início de mais um ciclo. Em Belém, a Associação Comercial Chinesa da Amazônia, presidida pelo Sr. Wang Lingcheng, promoveu a comemoração do ano novo chinês – o ano do dragão.

O Instituto Confúcio na UEPA recebeu convite da Associação para participar do evento e teve a honra, durante a comemoração, de alunos do instituto apresentarem a Dança do Dragão e Danças Chinesas que abrilhantaram a festividade e a intensificação do interesse dos brasileiros em conhecer a fascinante cultura da China.

A UEPA foi representada na festividade pelo Reitor, Prof. Clay Chagas; Vice-Reitora, Profa. Ilma Pastana; direção, secretaria e estudantes do Instituto Confúcio.

Apresentação da dança do dragão e danças chinesas por alunos do IC UEPA

Na festa, foram servidos uma delícia da gastronomia chinesa 饺子 Jiaozi, muito popular na China e servidor durante a celebração do Ano Novo, entre outros pratos tradicionais foram servidos para os apreciadores da tradicional cozinha asiática. Seguindo a tradição chinesa, foram distribuídos para as crianças o envelope vermelho com dinheiro, uma forma de desejar felicidade e prosperidade para as futuras gerações.