VAMOS CELEBRAR O ANO DO DRAGÃO!!!!

O Instituto Confúcio na UEPA, dedicado à promoção da língua e cultura chinesas, celebrou o Ano Novo Chinês – Ano do Dragão. Para essa comemoração, foi realizada a oficina “Vamos celebrar o Ano do Dragão”, em que os participantes vivenciaram três momentos: Palestra sobre Costumes do Festival da Primavera; Corte de papel e confecção de “lanterna de dragão”; Aprenda a fazer 饺子 Jiaozi (bolinho de carne).

A palestra, ministrada pela Sra. JIARLIN LAIZY, foi na realidade um grande bate-papo. Descontraído e muito aprendizado sobre os costumes chineses nesse festival.

Atividade de Corte de Papel – uma grande tradição de Arte Chinesa

Momento de aprender a fazer 饺子 Jiaozi (bolinho de carne), que pode ser feito também com legumes, para os que não apreciam carne.

O Reitor da UEPA, Prof. Clay Chagas, frisou que a celebração do Ano Novo Chinês é uma maneira de honrar a cultura, promover a união familiar, renovar esperanças para o futuro e participar de tradições significativas que passam de geração para geração.

Assim como em muitas outras culturas ao redor do mundo, o Ano Novo Chinês representa a ideia de renovação e renascimento, e claro de celebração. O Instituto Confúcio nos trouxe a oportunidade de celebrarmos duas vezes o Ano Novo, uma pelo calendário gregoriano; outra pelo calendário lunar (Ano Novo Chinês), enfatizou a Vice-Reitora da UEPA, Profa. Ilma Pastana.

Em nossa celebração tivemos a ilustre visita do Prof. Carlos Capela, Pró-Reitor de Gestão – UEPA; e Prof. Edmar da Costa, Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFPA.

O Instituto Confúcio busca destacar não apenas a alegria, mas também a riqueza cultural desta festividade única, pois não se pode aprender uma língua sem aprender sobre a cultura do povo, segundo os diretores do Instituto, Profa. Sun Jing e Prof. Antônio Braga.

QUANDO SE COMEMORA E O QUE SIGNIFICA O DRAGÃO?

O Ano Novo Chinês, celebrado em conjunto com o Festival da Primavera, é um evento significativa na cultura chinesa e em comunidades asiáticas globalmente. Marcado pelo início do ano no calendário lunar chinês, o festival abrange tradições, rituais e festividades. Sem uma data fixa no calendário gregoriano, geralmente ocorre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, cada ano associado a um dos doze animais do zodíaco chinês. 2024 é o ano do Dragão. O Dragão, segundo a astrologia chinesa, representa coisas boas, como sorte, prosperidade e sucesso – a dica é se esforçar, trabalhar bastante e largar a procrastinação.

A comemoração envolve rituais tradicionais, como a decoração das casas com lanternas vermelhas e imagens de dragões para atrair boa sorte. As famílias também realizam uma limpeza completa para afastar a má sorte do ano anterior. As festividades incluem reuniões familiares com pratos simbólicos, danças do dragão, fogos de artifício e a tradição de dar envelopes vermelhos com dinheiro como desejos de boa fortuna. O Ano Novo Chinês é uma celebração enraizada em tradição e simbolismo, enfatizando união familiar, respeito aos ancestrais e boas-vindas ao novo ano com esperança e prosperidade.