Memórias da Belém de Antigamente

Josebel Akel Fares
(Org.)

O livro é resultado da pesquisa “Memória de Belém”, coordenada e executada por professores e alunos do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA), ligado ao Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará. O projeto tem como proposta contribuir para a recuperação da memória sociocultural de Belém, de 1940 a 1960, por meio da voz de pessoas com mais de 65 anos. A primeira parte do livro resulta do projeto “Memória de Belém em histórias de velhos”, no qual os intérpretes foram moradores do Asilo Pão de Santo Antônio, e a segunda do “Memória de Belém em Testemunho de Artistas”, em que artistas das diferentes expressões estéticas foram os relatores. Assim, permitiu-se construir registros da cidade no aspecto sociocultural, como bairro, moradia, equipamentos urbanos, transporte, educação, divertimento, moda, política, aspectos artísticos da cidade: espaço, formação e circulação. Prevê-se ainda para este ano o lançamento da terceira parte da pesquisa “Memória de Mestre: Belém Antiga em Narrativas de Professores da Educação Básica”, em andamento, com financiamento da Fapespa e do Cnpq.

ISBN978-85-88375-36-9
Ano2010