A Formação de Professores em Nível Médio Normal no Pará

Cely da Costa Nunes, Albêne Lis Monteiro, Tânia Regina Lobato (Org.)

O fim do ensino médio normal – tradicional no Brasil desde o século XIX –, com a promulgação da LDB 9.394/96, provocou muitos debates sobre a formação de professores para a educação primária. Este livro, A Formação de Professores em Nível Médio Normal no Pará, fruto do trabalho de pesquisa das Professoras Albêne Lis Monteiro, Cely do Socorro Costa Nunes e Tânia Regina Lobato, procura revelar a história recente do ensino básico no Estado no Pará.

A pesquisa mostra, por meio de documentos oficiais, a história do ensino médio normal, de sua gênese até a sua extinção recente; as novas concepções que vêm norteando a política educacional Brasileira e impondo um processo de “universitarização” da formação de professores das séries iniciais. O livro traz ainda o perfil do público formado pelo Curso Médio Normal, o capital cultural que trazem do meio social de que são oriundos, bem como as expectativas profissionais desses alunos.

ISBN978-85-88375-34-5
Ano2008