Incubadora de Empresas Mistas do Baixo Tocantins

A Incubadora de Empresas Mistas do Baixo Tocantins (IBT) é a primeira incubadora da Uepa em um campus fora da capital, em Cametá. A iniciativa da IBT visa atender tanto demandas do empreendedorismo acadêmico quanto as demandas dos Arranjos Produtivos Locais (APL´s), agricultores, cooperativas, associações e empresários, promovendo o desenvolvimento de novos negócios por meio do incentivo ao empreendedorismo e aceleração de negócios em toda a região do Baixo Tocantins, formada por 11 municípios: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará e Tailândia.

A iniciativa oferece apoio gerencial e técnico com serviços de recepção, internet, telefone, secretaria e sala de reunião, ou seja, a estrutura necessária para que se possa desenvolver um projeto, ou negócio, com o apoio da Universidade e de instituições parceiras, aumentando as oportunidades de crescimento dos empreendimentos.

O espaço compartilhado soma cerca de 100m², 7 mesas de atendimento e um espaço para ministrar cursos e oficinas, além de 3 laboratórios – Microbiologia, Química e Tecnologia de Alimentos do Campus de Cametá que servem de apoio às demandas das empresas incubadas.

Atualmente, o espaço conta com duas empresas incubadas. A Certal presta serviços de consultoria de alimentos para cooperativas, associações e empresas com o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos produtos alimentícios. Tem como membros sócios, ex-alunas e um aluno do curso de Tecnologia de Alimentos do campus Cametá.

Além da Certal, a empresa Sabor da Floresta também é uma experiência no empreendedorismo acadêmico aliado ao desenvolvimento sustentável da região.  Constituída por três mulheres, Tecnólogas de Alimentos, ex-alunas da Uepa Cametá, todas com conhecimento na elaboração de produtos regionais.

Através de pesquisas e desenvolvimento de processos inovadores, estão realizando testes para elaboração de novos produtos como a  produção de geleias e licores , com produção a partir de frutas adquiridas da agricultura familiar do Baixo Tocantins.
A IBT apoia empreendedores interessados  em criar e desenvolver empresas inovadoras, de base tecnológica, culturas tradicionais, assistência a cooperativas, agricultores e associações através de alguns eixos:

• Permissão de uso e compartilhamento de área física;
  • Uso ou possível alocação de laboratórios e demais estruturas das entidades parceiras da Incubadora, de acordo com a disponibilidade dessas e regulamentado em documento formal próprio;
  • Possível compartilhamento de serviços entre as empresas incubadas a ser regulamentado por instrumento próprio, de acordo com as características de cada empresa;
  • Viabilização de cooperação técnica e tecnológica entre instituições.