Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT.Uepa)

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT.Uepa) é ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) desde 2005 e tem como missão promover a adequada proteção da propriedade intelectual resultante de pesquisas desenvolvidas na Universidade. Quando o inventor realiza alguma pesquisa que atenda aos requisitos de  novidade; atividade inventiva e aplicação industrial, este poderá contar com o NITT para proteger a sua tecnologia, de forma legalmente adequada, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A iniciativa é amparada pelo Governo Federal através da Lei da Inovação nº 10.973 de 02 de dezembro de 2004 e do Marco Legal da Ciência e Tecnologia, de 11 de janeiro de 2016, a fim de proteger toda a propriedade intelectual desenvolvida no âmbito das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e gerir a transferência de tecnologias. Até o momento, o NITT Uepa possui o total de 131 registros, 45% se refere a registros de Programas de Computador (PdC), seguido de Patente (36%), Registro de Marca (13%) e Desenho Industrial (6%).
O NITT/UEPA está sob a Coordenação Geral da Professora Brena Renata Maciel Nazaré, com formação em Bacharelado em Design (UEPA), Especialização em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica (CESUPA) e Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação (PROFNIT/IFPA).

O núcleo também conta com o apoio da Advogada Juliana Castelo Branco, ocupante do cargo de Coordenadora de Divulgação e Registro de Propriedade Intelectual, com formação em Direito pelo CESUPA; Pós-graduação em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas; e possui o Curso Geral de Propriedade Intelectual realizado pela World Intellectual Property Organization – WIPO. Em adição, tem-se como membros da equipe o agente administrativo Gabriel Tavares Souza e o estagiário em Design William Martinez de Oliveira.

Quando o inventor realiza alguma pesquisa que atenda aos requisitos de  novidade; atividade inventiva e aplicação industrial, este poderá contar com o NITT para proteger a sua tecnologia, de forma legalmente adequada, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Se o resultado da pesquisa estiver protegido e se houver um interesse pela sociedade (empresas, órgãos públicos, órgãos sem fins lucrativos), o NITT ajudará a fazer essa transferência legalmente de forma que, se for o caso, haja uma justa retribuição econômica aos inventores e à Uepa.
Até o momento, o NITT Uepa possui o total de 131 registros, 45% se refere a registros de Programas de Computador (PdC), seguido de Patente (36%), Registro de Marca (13%) e Desenho Industrial (6%).
O núcleo também conta com o apoio da Advogada Juliana Castelo Branco, ocupante do cargo de Coordenadora de Divulgação e Registro de Propriedade Intelectual, com formação em Direito pelo CESUPA; Pós-graduação em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas; e possui o Curso Geral de Propriedade Intelectual realizado pela World Intellectual Property Organization – WIPO. Em adição, tem-se como membros da equipe o agente administrativo Gabriel Tavares Souza e o estagiário em Design William Martinez de Oliveira.

Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia

Site:

nitt@uepa.br

Telefone e WhatsApp:

+55 91 3131 1913

Endereço:

Campus V – Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Trav. Enéas Pinheiro, 2626 – Marco – 66050-110 Belém, PA, Brasil.