Decola Day: Imersão no ecossistema empreendedor

Reconhecer, valorizar e desenvolver as ideias empreendedoras de alunos, técnicos, professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), além de estudantes de Escolas Tecnológicas e de ensino médio da rede estadual. Esse é o objetivo do Decola Day, primeiro evento presencial destinado aos participantes dos 60 times aprovados na primeira fase do Edital Decola, projeto da Uepa com financiamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet), que também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e da Federação do Comércio do Estado do Pará. O evento foi realizado na última terça-feira, 29, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém.

Iniciativa inovadora da Universidade do Estado do Pará, o evento iniciou com a entrega do “Welcome-Kit”, que consistia em uma bolsa, caderno, caneta e bloco de notas do Projeto. Em seguida, o painel de abertura apresentou a importância das parcerias institucionais para desenvolver ecossistemas de empreendedorismo e inovação na rede pública de ensino. Participaram deste painel, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Anderson Nunes Chagas; a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana; Felipe Chamma, vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio); Natácia Silva, coordenadora do projeto Decola; Adejarde da Gaia Cruz, secretário adjunto da SECTET; e Edicarlos Matos, gerente da Unidade Sesc Ver-o-peso.

Aproveitando a oportunidade do primeiro encontro presencial, o coordenador de marketing, Karan Valente e a coordenadora geral do Projeto Decola, Natácia Silva, apresentaram a equipe de facilitadores e mentores do projeto, reforçando a importância do trabalho coletivo na orientação dos times empreendedores aprovados e no desenvolvimento de suas ideias.

O painel ambiente empreendedor Uepa mostrou um pouco sobre o que já vem sendo desenvolvido na Uepa, no âmbito do empreendedorismo e contou com a participação de Francinete Batista de Souza e Joice Silva de Freitas, representantes da Incubadora do Baixo Tocantins (IBT Cametá); Carla Guerreiro; Fábio Corrêa, representante da Sentrion; e Danielle Walquiria, da Holística, todas do ecossistema de empresas juniores da Uepa. 

Um dos destaques da programação da manhã foi a palestra de Tiago da Silva, do projeto social Mochileiro pela Educação. O jovem alagoano, do município de Junqueiro, define-se como empreendedor social. Sempre estudou em escolas públicas e desde pequeno acreditou que a educação salvaria a sua vida. Tiago da Silva é graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes (Unit Alagoas), especialista em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT), e em Psicologia, pela Unit.

Na palestra “Carreira e Propósito”, falou sobre os primeiros passos de carreira e empreendedorismo, a evolução do meio digital e a importância das Soft Skills nesse momento, a criatividade como forma de destaque, a relevância dos livros e da educação na jornada do estudante, a trilha do pensamento empreendedor e suas competências principais para um cenário tão desafiador como o atual.

Em seguida, o evento apresentou o Painel com o tema “Os desafios e os ganhos de empreender”, onde empreendedores locais apresentaram suas iniciativas, os seus desafios e os benefícios que o empreendedorismo lhes trouxe. Participaram deste painel, Washington Ferreira Nascimento Filho, da UNAÍ – Biopainéis Sustentáveis LTDA; a publicitária e produtora audiovisual Camila Valente, da Marahu, loja paraense de beachwear iniciada em 2016; e Afonso Bruno, da AB Soccer.

Como início da programação da tarde, o coordenador de marketing do Projeto Decola, Karan Valente, falou sobre seu perfil empreendedor, sua formação acadêmica e trajetória profissional, introduziu também a explicação detalhada sobre a trilha Decola, além de tirar dúvidas recorrentes dos participantes dos times empreendedores.

Davi Braga, jovem empreendedor de Startup e CEO da Jovens Protagonistas falou em seguida sobre sua trajetória de sucesso no ecossistema de empreendedorismo e mentoria. Davi também atua como escritor, palestrante, mentor e influenciador.

Criador da startup LIST-IT, aos 13 anos, Davi buscava criar uma ferramenta online de agilização na compra de material escolar. A iniciativa o levou a participar do Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo produzido e exibido pelo Sony Channel.

Em 2019, também foi eleito um dos jovens mais influentes do Brasil pela Forbes Under 30. Davi Braga teve experiências no exterior com intercâmbios e palestras. Nas redes sociais, palcos e salas de aula, Davi compartilha conteúdos que despertam o potencial das jovens ao seu protagonismo.

O Painel “Educação empreendedora e oportunidades para empreender” encerrou o evento com a participação de Isabelle Eleres, gestora estadual do programa de educação empreendedora do SEBRAE; Maria Trindade, coordenadora do Startup Pará; e Renato Coelho, gerente adjunto da unidade de sustentabilidade e inovação da Sectet, que apresentou ao público o evento Amazônia Summit, da Pará Negócios. Também esteve presente do evento, Fabrizio Guaglianone, diretor técnico do Sebrae no Pará.

O projeto Decola é constituído por 60 times formados por 4 integrantes, tendo representatividade multicampi. O projeto ainda conta com o apoio de mentores e instituições parceiras. O projeto Decola tem como finalidade estimular a comunidade acadêmica e alunos da rede pública a propor ideias inovadoras com potencial empreendedor para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos, conforme os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de produtos, serviços ou processos inovadores. Os aprovados no projeto recebem suporte financeiro e mentorias para fomentar e materializar a ideia de empreendimento.

Pular para o conteúdo