Programas Institucionais de Ensino
Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é uma ação implementada pela CAPES e que integra a Política Nacional de Formação de Professores, voltado para alunos de licenciatura que estejam na segunda metade do curso, por meio da imersão do licenciando em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. O programa é coordenado a nível Institucional pela Pro-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Bolsa Incentivo Acadêmico
O Programa de Apoio Socioeconômico – Subprograma Bolsa Incentivo Acadêmico, do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), destina-se a oferecer auxílio financeiro (Bolsa Incentivo Acadêmico), aos alunos dos cursos regulares de graduação da capital e dos campi do interior, prioritariamente, aqueles oriundos de Escola Pública ou de Escola em Regime de Convênio com o poder público e que estejam em situação socioeconômica desfavorável à sua permanência e inserção na dinâmica universitária de produção e socialização do conhecimento. As inscrições e a seleção dos candidatos são realizadas sob a coordenação do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE).
Para participar do programa é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado e frequentando um curso regular de graduação da universidade, com renda familiar mensal bruta per capita de até um e meio salário mínimo e não tenha vínculo empregatício formal ou informal.
Este programa tem contribuído de maneira significativa com o Campus Universitário de Salvaterra. Os bolsistas realizam projetos de pesquisa e/ou de extensão e cumprem carga horária de 32 horas mensal sob a orientação de um professor/a da Universidade.