O Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará foi construído visando atender as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional (DCN), adequando os princípios metodológicos e filosóficos às necessidades primordiais para a formação do perfil do profissional desejado.
A primeira edição do PPC do Curso de Terapia Ocupaiconal foi implementada no ano de 1993, a segunda em 2007 e a terceira em 2017. No ano de 2024, inicia-se a implantação da 4° edição. O novo PPC do Curso de Terapia Ocupacional da UEPA traz inovações especialmente quanto à oferta de atividades pedagógicas modulares/semestrais e à curricularização da extensão.
Desde 1993, o PPC já previa atividades práticas desde a 1° série do Curso, o que se mostra como um diferencial do Curso de Terapia Ocupacional da UEPA. E desde 2007, o PPC do Curso de Terapia Ocupacional baseia-se em metodologias ativas de ensino – aprendizagem, que auxiliem o aluno a buscar, enquanto protagonista do seu processo de construção de conhecimentos e competências, a resposta de suas inquietações, valorizando a experiência e individualidade do discente.
As atividades acadêmicas são voltadas às necessidades locais, buscando integrar o estudante e as atividades acadêmicas, de forma a introduzir uma visão prática da atuação profissional através do envolvimento dos mesmos em sua formação profissional, da atuação nas equipes de saúde, em ações educativas e de assistência social no âmbito institucional e na prática comunitária para entendimento da realidade em que vivem.
Atualmente, e até o ano de 2027, vigorarão, no Curso, os dois PPCs, até que se complete a transição e implantação completa do PPC 2023.
Abaixo constam dos dois PPCs para download na íntegra.
Projeto Pedagógico 2017
Projeto Pedagógico 2023