Sobre a Profissão

TERAPIA OCUPACIONAL

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Terapia Ocupacional é uma profissão de ensino superior voltada para o estudo das alterações cognitivas, sensoriais, psicomotoras, afetivas e perceptivas, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, acometimentos traumáticos e/ou doenças adquiridas. Para isso, os terapeutas ocupacionais utilizam a atividade humana como base para o desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, seja na atenção primária, de média ou alta complexidade.

Nessa perspectiva, o terapeuta ocupacional desenvolve sua atuação a partir de sua formação nas áreas de saúde e sociais. Assim, sua intervenção pretende avaliar o indivíduo, buscando identificar possíveis disfunções, considerando a idade, sua formação pessoal e seu contexto familiar e social. Dessa forma, o terapeuta ocupacional presta assistência ao ser humano, tanto no plano individual como coletivo, contribuindo para a promoção de saúde, prevenção de agravos, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde.

De acordo com a World Federation of Occupational Therapists (WFOT) o terapeuta ocupacional trabalha com a ocupação humana, a qual pode-se ser compreendida como as atividades cotidianas que as pessoas realizam como indivíduos, nas famílias e nas comunidades. Nesse sentido, as ocupações incluem as atividades que as pessoas precisam, querem e devem fazer, como educação e trabalho, por exemplo. O processo de terapia ocupacional é baseado em avaliações iniciais e repetidas. O terapeuta ocupacional junto com a pessoa com quem está trabalhando enfoca as habilidades individuais e ambientais e os problemas relacionados às atividades da vida diária da pessoa

Diante disso, o terapeuta ocupacional pode atuar nos seguintes campos:

  • Contexto Hospitalar;
  • Unidade de Terapia Intensiva;
  • Atenção Primária de Saúde (Núcleo Ampliado em Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde);
  • Saúde Mental;
  • Atenção Ambulatorial (Centros Especializados em Reabilitação);
  • Tecnologias em Saúde e Tecnologia Assistiva;
  • Saúde do Trabalhador;