O SER PROFESSOR E O SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS QUE LECIONAM NO ENSINO SUPERIOR

Elane da Silva Barbosa, Maria Nahir Batista Ferreira, Silvia Maria Nóbrega-Therrien

Resumo


O objetivo deste artigo foi refletir sobre as concepções do enfermeiro que ministra aulas no Ensino Superior acerca da identidade docente e da Formação Continuada para o seu Desenvolvimento Profissional. Trata-se de estudo qualitativo, que tem, como cenário, uma instituição de Ensino Superior, no interior do Ceará. Participaram, através de um questionário, seis enfermeiros que lecionam no curso de Enfermagem. Há diversos motivos que levam o enfermeiro a ingressar na docência. Alguns ainda não reconhecem a relevância dos saberes pedagógicos para a sua prática docente. Em relação à formação continuada e ao desenvolvimento profissional docente, existem diferentes perspectivas. Há, portanto, a necessidade de que a reflexão sobre a docência em Enfermagem seja mais enfocada a fim de contribuir com a prática do enfermeiro que leciona.""


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons