A IMAGEM DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO SEGUNDO E TERCEIRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS, CAMINHOS E ALTERNATIVAS

Cintia Gomes da Silva, Roseane Maria do Amorim

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre o livro didático no Brasil, especificamente sobre o livro de História, como ocorreu seu surgimento e a forma como esse livro é considerado e trabalhado pelo professor e professora, ou seja, seus avanços e retrocessos na disciplina de História. Posteriormente, trazemos a análise das imagens dos povos indígenas explícitas nos livros didáticos de História do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, em um enfoque crítico e reflexivo, relacionando, ao mesmo tempo, à compreensão sobre a imagem do índio trazida para os educandos e educandas dos anos iniciais. Assim, é necessário refletirmos que o estudo das imagens é relevante no ensino de História e precisa ser elemento de análise pelo professor e professora.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons