CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA VISUAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS

Lucas Romário, Ana Dorziat

Resumo


Este artigo objetiva analisar a percepção expressa por uma professora Surda que realizava o Atendimento Educacional Especializado em uma escola municipal de João Pessoa-PB, em 2015, sobre a pedagogia visual como principal metodologia de trabalho com as pessoas Surdas. Inspiramo-nos na abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada. Os depoimentos da professora mostraram que ela identificava de forma adequada a importância da pedagogia visual na educação de seus pares culturais, bem como percebia que, ao trabalhar com eles, era preciso estar atenta às diferenças, inclusive utilizando metodologias específicas para cada uma das alunas e dos alunos. Os dados sinalizam ainda a importância da presença de uma professora Surda desenvolvendo um trabalho voltado para a visualidade das pessoas Surdas, visto que isso permite que o processo educacional esteja calcado numa real imersão cultural.


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ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

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