FORMAÇÃO, DIDÁTICA E PESQUISA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Albêne Lis Monteiro

Resumo


Neste artigo, discuto a importância da formação de professores, da didática e da pesquisa, a fim de alcançar a qualidade dos cursos de licenciaturas. Para isso, analiso, com base na literatura nacional e internacional, nas pesquisas de autores que refletem sobre a formação de professores e nas experiências docentes da autora, sobre as referidas categorias. Dessa maneira, conceituo o que se entende por formação de professores, demonstro a importância da didática, revelando, na periodização estabelecida, os diversos objetos desse campo de estudo para produzir a formação docente nos cursos de licenciaturas, evidenciando a perspectiva da didática fundamental e o fundamental da didática, as diversas competências e temas clássicos, que são importantes para avançar o processo formativo docente. Ressalto, ainda, a necessidade de incluir a pesquisa para melhor conhecer a realidade da escola básica e aliar a teoria com a prática. Concluo que há urgência de se realizar outros processos de formação de professores e que experiências nesse sentido, com o uso da didática na perspectiva fundamental, já estão sendo realizadas nos cursos de licenciatura."


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons