A Política de Ciclos e o Atendimento à Heterogeneidade: Questões Levantadas em uma Investigação na Sala de Aula

Cremilda Barreto Couto, Maria Inês Marcondes

Resumo


O objetivo da pesquisa é investigar a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à heterogeneidade referente ao desempenho dos alunos. Utilizou-se como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigou-se o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada ‘referência’. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semiestruturadas e documentos. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.

Palavras-chave: Educação. Escola. Ciclos de ensino.

Cycle policy and service to the heterogenety: rised questions in a classroom survey

The objective of this research is to investigate the cycles proposal, into the context of practice, regarding the heterogeneity that refered to the performance of the students. As theoretical references, Ball and Bowe (the policy cycle approach) were used and also national authors, who have researched the cycles’ school in Brazil, such as Sá Barreto, Gomes, and Mainardes, among others. We investigated the day life of a school in the city of Casimiro de Abreu, State of Rio de Janeiro, considered a ‘reference school’. The analysis was based on the observation of a teacher in class, interviews and documents. The researched practice showed possibilities of effective attending to the heterogeneity of the students in the cycles’ school. Data revealed the importance of planning different activities, grouping students based on different levels, using didactic strategies with emphasis in art and music, using diagnostic evaluation and pedagogical support.

Keywords: Education. School."Teaching cycles.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315              ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons